Portal da Cidade Umuarama

Contas públicas

Umuarama divulga gastos do combate à covid-19 em Portal da Transparência

Objetivo é dar transparência e confiabilidade aos gastos para fortalecer o enfrentamento da pandemia

Publicado em 30/07/2020 às 08:55

A forma como as informações são divulgadas rendeu ao município posição de destaque em avaliação do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

O contribuinte umuaramense pode consultar as despesas do município de Umuarama com o combate à pandemia de covid-19 diretamente no Portal Transparência, acessível pelo site institucional da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br). Um link específico disponibiliza um grande leque de informações sobre todos os gastos, boletins epidemiológicos, licitações e contratos, entre outras opções, das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento da pandemia.

Os dados podem ser visualizados por meio do quadro “Covid-19” no Portal da Transparência (http://servicos.umuarama.pr.gov.br/portaltransparencia/), que oferece uma série de opções para acompanhamento das ações – como perguntas frequentes, chamamentos públicos, programas sociais, decretos municipais e legislação, receitas e despesas e servidores credenciados.

O objetivo é dar transparência e confiabilidade aos gastos para fortalecer o enfrentamento da pandemia, sem abrir mão dos instrumentos de transparência e controle social atendendo à legislação que recomenda disponibilizar essas informações, atualizadas diariamente pela Controladoria Geral do município.

A forma como as informações são divulgadas rendeu ao município posição de destaque em avaliação do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), que colocou Umuarama entre as seis cidades paranaenses com 100% de transparência nas ações realizadas no enfrentamento à pandemia de covid-19.

A Capital da Amizade ocupa a 4ª posição, atrás apenas de nos municípios de Campo Mourão (1º), Cascavel (2º) e Nova Santa Rosa (3º), em ranking que analisa os aspectos formais e avalia se os municípios estão cumprindo a lei e divulgando de forma adequada as informações sobre o combate à pandemia em seus portais.

No portal é possível conferir o uso de recursos públicos na aquisição de insumos, medicamentos, materiais de proteção individual, contratação de exames, itens estruturais, equipamentos, produtos e serviços médicos, entre outros. “As ações que realizamos têm a devida prestação de contas e, com isso, obtivemos o reconhecimento do Ministério Público”, disse o prefeito.

Fonte:

Deixe seu comentário