Cidadania
Tribunal Eleitoral realiza sessão itinerante na OAB de Umuarama e reúne 190 estudantes
Projeto busca aproximar a Corte Eleitoral da sociedade do interior e democratizar o acesso às decisões da Justiça
Publicado em 29/06/2026 às 10:07
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu, na última quinta-feira (25), a 6ª edição do projeto Sessão Itinerante. O evento histórico para a região ocorreu na sede da Subseção de Umuarama da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), atraindo autoridades, profissionais do Direito e a comunidade escolar local.
O projeto tem como principal meta aproximar a Corte Eleitoral da sociedade do interior do estado, tornando o julgamento de ações judiciais muito mais objetivo, transparente e acessível para toda a população. Para reforçar esse caráter pedagógico, o encontro contou com um público expressivo.
Participaram 140 estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Monteiro Lobato e do Curso e Colégio Alfa Integral, além de 50 acadêmicos de Direito da Universidade Paranaense (Unipar) e da Faculdade Alfa Umuarama (Unialfa).
Durante a abertura dos trabalhos, o presidente do TRE-PR, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, enfatizou o compromisso da Justiça Eleitoral em se fazer entender por todos os cidadãos, independentemente de seus níveis de escolaridade.
A Corte paranaense adotou oficialmente as diretrizes do seu Manual de Redação e Estilo em Linguagem Simples (instituído pela Portaria TRE-PR nº 448/2022). O documento orienta magistrados e servidores a evitarem termos excessivamente técnicos e complexos durante a leitura e redação das sentenças.
“Trata-se da aproximação do Tribunal com o povo, principalmente do interior. Queremos que todos tenham ideia do que foi dito pelo juiz e pela sentença, desde a pessoa mais simples até a mais intelectualizada”, declarou o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza.
O magistrado completou apontando que ver a dinâmica dos julgamentos de perto atua diretamente como uma ferramenta de educação cívica, essencial para ampliar a confiança da população nas instituições públicas e fortalecer a cultura democrática no país.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Sesc e Senac promovem palestras gratuitas sobre vendas de Natal e Mercado de Trabalho
23/10/2026 às 17:14
Alunos do 2º ano participam de mobilização pela alfabetização em Umuarama
23/10/2026 às 16:50
Seminário de Umuarama recebe jovens para Encontro Vocacional
23/10/2026 às 14:37
Pedágio na região de Umuarama está em fase de testes e sem previsão de cobrança, diz EPR
23/10/2026 às 14:18
Réveillon no Lago Aratimbó terá fogos e dupla sertaneja, com investimento de R$ 1,3 milhão
23/10/2026 às 12:46
Umuarama terá projeto completo de recapeamento asfáltico no próximo ano, afirma Scanavaca
23/10/2026 às 12:28