Portal da Cidade Umuarama

FACILIDADE

Prefeitura de Umuarama lança novo site para pesquisa de leis municipais

Na nova plataforma os cidadãos podem pesquisar pelo número da lei ou por alguma palavra-chave

Postado em 13/09/2018 às 17:33 | Atualizado em 13/09/2018 às 17:51

O sistema visa facilitar o acesso e a busca por informações em leis (Foto: Portal da Cidade Umuarama )

Desde a última semana, a consulta de leis municipais está mais fácil no site da Prefeitura de Umuarama. A Secretaria Municipal de Administração implantou uma nova plataforma de pesquisa, mais prática e funcional, e a Divisão de Atos Oficiais publicou toda a legislação municipal desde a criação do município. A pesquisa pode ser feita pelo número da lei ou por alguma palavra-chave contante no teor do documento.

Outra funcionalidade, lembra o secretário de Administração, Vicente Gasparini, é que as leis publicadas no novo portal estão consolidadas – ou seja, atualizadas com as alterações feitas por meio de leis posteriores. “Quando o cidadão pesquisar uma lei agora, no portal da Prefeitura, ele a encontrará com o texto original e as modificações aprovadas pelos vereadores ao longo dos anos, tudo no mesmo documento. Com isso, o leitor ganha agilidade e confiabilidade na consulta”, explicou o secretário.

Para acessar a plataforma de leis ordinárias e leis complementares, o interessado deve entrar no endereço da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br) e observar o menu à esquerda. As publicações legais estão divididas em duas opções: “Decretos e portarias” e “Leis e Leis Complementares”. No primeiro caso, a consulta é direcionada para uma página onde o cidadão deverá preencher algumas informações (como número da lei, decreto ou portaria), algum conteúdo da súmula e o ano a ser pesquisado.

Ao selecionar a segunda opção, o contribuinte será direcionado automaticamente para o portal www.leismunicipais.com.br/prefeitura/pr/umuarama, que foi criado para facilitar o acesso e o conhecimento das leis do município. “Está online ali, de forma transparente, todo o acervo da legislação. O sistema Leis Municipais integrado auxilia os profissionais que necessitam identificar as alterações que as leis sofrem, em formato consolidado, compilado e versionado”, explica o secretário Vicente Gasparini.

No portal, o usuário deverá selecionar entre “lei” e “lei complementar” e digitar informações para a pesquisa por número do ato ou palavra-chave. Também é possível realizar a pesquisa por assunto. O endereço oferece ainda algumas opções fixas, para leis com alto índice de buscas – como a Lei Orgânica Municipal, o Plano Diretor, o Código Tributário, Código de Posturas, Plano de Cargos e Carreiras, Código de Obras e Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo. Na página inicial também são postadas as últimas leis sancionadas pelo chefe do Executivo.


Fonte: PMU

Deixe seu comentário