Nesta quinta-feira
IAITEA e Espaço TEA promovem dia das crianças para pacientes com autismo, em Umuarama
Brincadeiras sensoriais, infláveis e atividades lúdicas marcaram a data no Campus III da Unipar
Publicado em 15/10/2026 às 18:09
O IAITEA e o Espaço TEA realizaram nesta quinta-feira, dia 15, um evento de Dia das Crianças para os pacientes atendidos pelo sistema em Umuarama. A programação aconteceu no Campus III da Unipar e reuniu crianças, famílias e profissionais durante a manhã e a tarde.
As atividades incluíram pula-pula, castelo inflável, cachorro-robô, brincadeiras lúdicas e sensoriais, além de comida e sorvete. O prefeito Fernando Scanavaca e a secretária de Saúde, Lisbeth Scanavaca, participaram do encontro ao lado da diretora e coordenadora do IAITEA, Dayse Valéria Moreira André, e dos colaboradores da instituição.
Atendimento cresce em Umuarama
O IAITEA — Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno do Espectro Autista — atende atualmente 320 pessoas de forma permanente. A equipe conta com 90 profissionais que atuam de maneira multidisciplinar no acompanhamento dos pacientes.
O crescimento do serviço foi expressivo nos últimos anos. O instituto começou 2025 com 45 pacientes e encerrou o mesmo ano com 227 pessoas assistidas, o que representou um aumento de mais de 400% na capacidade de atendimento. Apesar da ampliação, mais de 300 pessoas ainda aguardam uma vaga na fila de espera.
Nova estrutura no Campus III
O Espaço TEA, no Campus III da Unipar, passa por reforma para receber toda a estrutura do IAITEA nos próximos meses. A proposta é concentrar os atendimentos em um único local, mais amplo, para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar a organização dos serviços.
A mudança deve permitir que as equipes atuem de forma integrada no mesmo espaço, reduzindo a necessidade de deslocamento entre unidades. A previsão é de que as adequações sejam confirmadas e efetivadas no Campus III nos próximos meses.
Importância das atividades lúdicas
Eventos como o Dia das Crianças fazem parte do acompanhamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista porque oferecem oportunidades de interação, comunicação e estímulo sensorial em um ambiente adaptado. As brincadeiras também aproximam famílias, pacientes e profissionais.
A data reuniu crianças atendidas pelo sistema, seus acompanhantes e a equipe do instituto. A programação buscou proporcionar momentos de lazer, convivência e inclusão, complementando o trabalho realizado nos atendimentos terapêuticos e no cuidado contínuo oferecido pelo IAITEA.



Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Meu Campinho traz novos espaços de lazer para Umuarama com investimento de R$ 7,3 milhões
15/10/2026 às 17:19
Sesc Umuarama abre vaga para Orientador de Atividades – Arte Educação
15/10/2026 às 15:38
Lista VIP Chevrolet em Umuarama dá acesso antecipado a ofertas de zero-km na Uvel
15/10/2026 às 12:09
Agência do Trabalhador de Umuarama promove mutirão com mais de 350 vagas
15/10/2026 às 11:45
Guarda Mirim de Umuarama abre inscrições para adolescentes de 12 a 17 anos
15/10/2026 às 11:09
Casa da Paz de Umuarama abre vagas para psicólogo, educador social, administrativo e mais
15/10/2026 às 09:09