Portal da Cidade Umuarama

90 ações

Fiscalização contra covid interditou duas lojas no fim de semana em Umuarama

A Vigilância Sanitária recebeu denúncias e realizou 90 ações em empresas que descumpriam o decreto municipal

Publicado em 01/12/2020 às 08:26

Guardas apoiaram os fiscais da Vigilância Sanitária (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

Em cumprimento aos decretos de enfrentamento à pandemia de covid-19 em Umuarama, que vive situação de emergência em saúde com superlotação dos leitos hospitalares devido ao aumento dos casos, a saúde pública tem intensificado a fiscalização sobre o cumprimento das medidas preventivas e restritivas de atividades comerciais. No final de semana, a Vigilância Sanitária emitiu 15 notificações, 23 orientações e quatro autos de infração, além da interdição de duas empresas – uma fábrica de estofados (por funcionar além do horário) e uma loja de departamentos (por abrir no domingo).

No sábado, com apoio da Guarda Municipal de Umuarama (GMU), as equipes atenderam denúncia de aglomeração em escola de idiomas, causada por empresa de curso técnico utilizando as instalações para capacitação em salas com no máximo 10 pessoas, o que está proibido pelo decreto. A situação foi resolvida com orientação. Houve ainda denúncias de ambulantes vendendo caldo de cana, panificadora atendendo após o horário limite, vários bares, estabelecimentos comerciais, restaurantes e sorveterias abertos em desconformidade com o decreto, que foram orientados e atenderam às recomendações. 

Em algumas denúncias, os fiscais perceberam que os estabelecimentos funcionavam dentro das normas. Pequenas aglomerações em postos de combustíveis e comércios na Avenida Maringá foram dissipadas com orientação, o que ocorreu também nos distritos. Um bar foi notificado na Avenida Apucarana, após três denúncias. Ocorrências em sorveteria e lanchonetes no centro e bairros foram repassadas à Vigilância – alguns bares receberam notificação por funcionarem sem alvará e foram atendidas ainda denúncias de aglomerações em residências e chácaras – algumas improcedentes, levando a perda de tempo das equipes; outras foram resolvidas com orientação, totalizando 42 ações.


No domingo, as equipes fiscalizaram vários bares abertos indevidamente em descumprimento aos decretos municipais que fecharam as portas após orientação, bem como algumas lojas nos bairros e camelódromo. O mesmo ocorreu com conveniências em vários postos, que também baixaram as portas após orientação das equipes de fiscalização, vendedores ambulantes de frutas recolheram as mercadorias e voltaram para casa e houve pequenas aglomerações residenciais que foram dissipadas.

Em Serra dos Dourados a Guarda Municipal recebeu denúncia de motoqueiros empinando, acelerando motos com escapamento aberto, bares e lanchonetes atendendo normalmente e aglomerações. As situações foram fiscalizadas e havia aglomeração no Rio 215, que terminou com a ação dos fiscais e guardas. Em Umuarama, a GMU apoio a Vigilância Sanitária em abordagem a uma loja de departamentos que teve o fechamento determinado. A mesma loja foi interditada ao final da tarde, por descumprir ordem de fechamento.

Os guardas também apoiaram os fiscais da Vigilância Sanitária em situações em que ocorreriam ameaças e clima de hostilidade, resolvendo tudo sem maiores transtornos. A fiscalização atuou em pastelaria, conveniência, pizzaria, bares abertos, lancheria e no início da noite realizou rondas pelas avenidas Londrina, Maringá, Tiradentes, Paraná e rua Arapongas, além da região central, em que nada de irregular foi constatado. Também na noite de domingo, denúncias improcedentes tomaram tempo e recursos da equipe da Vigilância e da Guarda, que totalizou 48 ações de fiscalização e atendimento a chamados.

Fonte:

Deixe seu comentário