Portal da Cidade Umuarama

Reclamação

Filas em bancos persistem todos os dias durante a pandemia em Umuarama

Procon não descarta o envio de procedimentos ao Ministério Público, para as medidas judiciais cabíveis

Publicado em 19/11/2020 às 23:37
Atualizado em

Em 2020 foram proferidas pelo Procon de Umuarama 26 decisões administrativas contra instituições bancárias da cidade (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Desde o início da pandemia do novo coronavírus é possível visualizar filas gigantescas ao redor de agências bancárias de Umuarama. A questão das filas e do tempo de espera para atendimento já era um problema antes da aplicação das medidas de prevenção à covid-19 e só pioraram neste momento de enfrentamento da doença e de recebimento do auxílio emergencial.

Na agência da Caixa Econômica Federal que fica na Avenida Castelo Branco, responsável pelo gerenciamento e pagamento de auxílios, financiamentos, entre outros serviços governamentais, como o FGTS, pessoas estavam na fila há horas sem atendimento nesta quinta-feira (19). De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), no momento em que essas pessoas enfrentavam essa fila, era registrada a temperatura de 30 graus.

As longas filas também se repetem em outras agências da Capital da Amizade e irritam usuários que não entendem o motivo da demora mesmo com os eventuais transtornos que as medidas de prevenção ao novo coronavírus trouxeram. “Eles poderiam, por exemplo, aumentar o quadro de funcionários, que já é pequeno e ficou ineficiente neste atual cenário. Sabemos que a lucratividade dos bancos brasileiros é absurda”, comentou José Alaor de Lima, uma das pessoas que enfrentava fila bancária nesta quinta.

Lucratividade

Os bancos brasileiros lucraram R$ 118,7 bilhões no ano passado, um aumento de 20,5% em relação a 2018. Esse foi o maior lucro dos bancos desde o Plano Real, em 1994, segundo o Banco Central.

Caixa

Segundo a assessoria da Caixa Econômica Federal, o banco permanece realizando ações sistêmicas para melhorar o atendimento nas agências e oferecer um serviço adequado aos beneficiários. “Entre elas, destacamos a implementação de calendários escalonados de saque do Auxílio e do FGTS Emergencial e a abertura de agências aos sábados.”

Fiscalização

Em 2020 foram proferidas pelo Procon de Umuarama 26 decisões administrativas contra instituições bancárias da cidade, sobre tempo de espera em fila, que foram julgadas subsistentes com aplicação de multa pecuniária. Os processos foram instaurados a partir de reclamações individuais.

Em paralelo, o Procon possui mais quatro processos administrativos instaurados para apurar tempo de espera, organização, orientação e outros cuidados no trato da fila na parte externa das agências, que resultam de ação fiscalizadora do Procon iniciada em setembro/2020, após denúncias de consumidores e a conclusão destes processos é esperada ainda para este ano.

A expectativa é que haja uma mudança na conduta das instituições bancárias para adaptação ao cenário de restrição social, proporcionando melhora no atendimento ao consumidor. Caso haja resistência por parte das instituições bancárias, o Procon Umuarama não descarta o envio dos procedimentos ao Ministério Público, para as medidas judiciais cabíveis.

Fonte:

Deixe seu comentário