Portal da Cidade Umuarama

Pesquisa

Fechamento do comércio por pandemia do coronavírus divide opiniões em Umuarama

O Portal da Cidade Umuarama realizou, nesta quarta (25), uma enquete para averiguar se a população é a favor que as lojas abram. Confira o resultado

Publicado em 27/03/2020 às 04:15
Atualizado em

Com o comércio aberto, as autoridades de saúde temem que a aglomeração contribua para o contágio do coronavírus (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Cresceu durante esta semana o debate sobre reabrir ou não o comércio de Umuarama. O Portal da Cidade Umuarama realizou, nesta quarta-feira (25), uma enquete para averiguar se a população é a favor que as lojas abram e que seja encerrado o período de isolamento imposto pelo decreto da Prefeitura Municipal.

A sondagem mostrou que a população está dividida. Instados a opinar, 48% dos internautas foram contra a reabertura do comércio, enquanto 51% disseram que discordam da manutenção do decreto municipal.

Com o comércio aberto, as autoridades de saúde do Paraná e do município temem que a aglomeração contribua para o contágio do coronavírus. Até o momento, Umuarama tem 39 casos suspeitos da doença em investigação, segundo Secretaria Municipal de Saúde.

Por sua vez, o setor do comércio e serviços argumenta que seja impactado negativamente com o fechamento das lojas e paralisação de trabalhos, já nos próximos meses, com prejuízos até para o mercado de emprego.

O comércio em geral de Umuarama deve permanecer fechado até a próxima segunda-feira (30), conforme determinação do Decreto 069/2020. A exceção abrange setores considerados essenciais, que contam com regras específicas de funcionamento.

Conforme comunicado realizado nesta quinta-feira (26), o município não definiu, ainda, se o período de fechamento será estendido, o que depende da evolução do quadro do coronavírus na cidade e região. Um novo decreto deve ser publicado nos próximos dias, revendo as medidas necessárias para o enfrentamento da pandemia.

Fonte:

Deixe seu comentário