Portal da Cidade Umuarama

Half Pipe

Destruição de pista de skate gera protesto de esportistas em Umuarama

Skatistas consideram a ação da administração pública como “arbitrária”. Por sua vez, prefeitura alega que está revitalizando local onde ficava a pista

Postado em 20/07/2021 às 17:23 |

Protesto também serviu para defesa do projeto de construção de uma pista de skate no Centro Social (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

A demolição da pista de skate da Praça das Gurucaias, localizada na frente do Bosque Uirapuru, em Umuarama, provocou um protesto por um grupo de skatistas nesta terça-feira (20). Os esportistas se reuniram na frente do Paço Municipal.

Os skatistas classificam a destruição como “arbitrária”, já que teria sido realizada sem consulta à comunidade que prática o esporte, que neste ano faz sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio, e que tem vários brasileiros como grandes campeões. E o caso de Pâmela Rosa, favorita à medalha de ouro na modalidade street.

“Em Umuarama, de 2011 para cá, já perdemos dois half pipes sem concessões. A atual gestão agenda a derrubada e a Associação de Skatistas de Umuarama e a comunidade de skatistas só ficam sabendo na hora”, destacou Luciano Vieira, um dos representantes dos esportistas.

A prefeitura de Umuarama alega que a Praça das Gurucaias está sendo revitalizada (Foto: Eduardo Sebim)

O protesto também serviu para defesa do projeto de construção de uma pista de skate no Centro Social. “Caso essa conduta de destruição do espaço voltado para a prática do skate continue em Umuarama, infelizmente vamos ter que começar a tomar medidas judiciais como sociedade civil organizada”, concluiu Vieira.

A prefeitura alega que o local está sendo revitalizado, obra que compreende a troca de todo o calçamento, remoção de troncos, árvores condenadas e construções, além da construção de novo espaço de lazer e convivência na parte central, com piso em concreto e bancos para os frequentadores, e ainda plantio de grama e ajardinamento.

Durante a manifestação, dois representantes dos skatistas foram conversar com a administração pública. Eles esperam que os praticantes do esporte possam ter suas reinvindicações atendidas, e que o skate possa ter mais espaço na Capital da Amizade, principalmente com a construção de uma pista de half pipe que possa substituir a que foi destruída.


Um dos eventos realizado antes da pandemia na pista que ficava na Praça das Gurucaias e que foi destruída (Foto: House Roots)

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas