Desenvolvimento
Conheça em detalhes o Centro Multifuncional, referência de integração inédita no Estado
O espaço abrigará entidades como a Aciu, o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) e núcleos de diversas secretarias de Estado
Publicado em
11/07/2026 às 09:06
Atualizado em
Lideranças de importantes setores, vereadores e a imprensa prestigiaram nesta sexta-feira (10), no anfiteatro Haruyo Setogutte, um ato público que anunciou importantes avanços de impacto social e econômico ao município. O destaque foi a apresentação do Centro Multifuncional Regional, uma edificação de 7 mil m² que será construída em parceria com o governo do Estado, num investimento de R$ 32 milhões.
O espaço abrigará entidades como a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) e núcleos das diversas secretarias de Estado, melhorando o acesso aos serviços públicos e tornando-se referência de integração no Paraná. A construção já foi iniciada e será realizada pela Empresa Pública de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Umuarama (Episu), da Prefeitura de Umuarama.
O projeto prevê a edificação de três blocos, em terreno cedido pelo município no final da avenida Paraná, próximo ao shopping e à Estação Rodoviária. O bloco 1 terá 900 m² e abrigará a Aciu, o CDU e a Casa do Empreendedor. Os blocos 2 e 3 sediarão as secretarias de Estado e terão 3.902 m² de área. Além disso, haverá um auditório de 732 m² com capacidade para 600 pessoas e um estacionamento com capacidade para 76 veículos, totalizando 6.981 m² de área construída.
Modernização
A Aciu contará com uma nova sede na estrutura e comemora o anúncio oficial do início das obras. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Q1 Arquitetura e Engenharia.
“Ficamos muito felizes com esta conquista e esperamos, com a nova sede, melhorar o atendimento e ampliar os núcleos setoriais e os benefícios aos nossos associados. Teremos um espaço moderno para gerar novas conexões e fortalecer o movimento associativista e cooperativista”, destaca a presidente Carla Frasquette.
O 1º vice-presidente da Aciu, Michel Furlan Rodrigues, responsável pela empresa que executou o projeto arquitetônico da obra, destaca o comprometimento com a sustentabilidade e a acessibilidade.
“O projeto aproveita a iluminação natural, favorece a ventilação e a integração de ambientes e ainda incluiu uma cisterna para reaproveitamento de água. Além disso, prevê dois elevadores, priorizando a acessibilidade. A estrutura utiliza método construtivo pré-fabricado, o que reduz o tempo de execução da obra e proporciona economia na construção”, explica.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Província Eclesiástica realiza encontro de comunhão e partilha em Umuarama
11/07/2026 às 10:12
Missa de 7º Dia da empresária Pura Romanos Mangialardo será na Igreja Matriz, neste sábado
11/07/2026 às 07:58
Chuva forte é antecipada para sábado e domingo terá declínio na temperatura em Umuarama
10/07/2026 às 17:12
Banda Amor Puro fará show exclusivo na premiação da Talent Prime Pesquisas, em Umuarama
10/07/2026 às 12:46
Campanha da Patrulha Escolar arrecada roupas e atende entidades em Umuarama
10/07/2026 às 12:33
Centro Multifuncional Regional é consquista histórica, destacam lideranças
10/07/2026 às 12:12