Portal da Cidade Umuarama

Homenagem

Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama

O Umuaraminha foi o primeiro personagem criado pelo cartunista, sendo o mesmo inspirado nos índios Xetá, que habitavam a região

Publicado em 13/12/2018 às 00:56
Atualizado em

O projeto que outorgou a honraria é de 1995 e foi proposto pelo então vereador Mauro Spina (Foto: Assessoria CMU)

O cartunista, artista e empreendedor cultural Marcos Vaz recebeu oficialmente na noite da última quarta-feira (12), o título de Cidadão Honorário de Umuarama. O projeto que outorgou a honraria é de 1995 e foi proposto pelo então vereador Mauro Spina. Marcos só foi titulado agora, pois a data do recebimento da honraria quem decide é o homenageado. 

Dentre as autoridades presentes, além dos parlamentares da Casa, estava o Secretário Municipal de Defesa do Consumidor, Aparício Bernardo Calderaro Junior, que compôs à mesa principal representando o Prefeito Celso Luiz Pozzobom. 

Também ocupou lugar à mesma o ex-vereador nas legislaturas de 1983/1988, 1997/2000 e 2001/2004, tendo também ocupado o cargo e presidente da Câmara Municipal, Arnaldo Rodrigues da Silva, que representou o autor do projeto que concedeu a honraria a Marcos Vaz, Mauro Spina, que não pôde comparecer à solenidade por motivos de saúde. 

A presidente Maria Ornelas discursou endossando qualidades cruciais da personalidade de Vaz, marcas essas que fizeram diferencial em sua vida profissional, lhe projetando nacional e internacionalmente pela criatividade e a forma lúdica que trabalhar os quadrinhos com mensais pontuais relativas a temas importantes do contexto social, características as quais também foram lembradas por Aparício Calderaro Junior em sua explanação. 

Arnaldo Rodrigues da Silva, a fazer uso da palavra em nome de Mauro Spina. Rodrigue ressaltou a gratidão de Umuarama para com mais este filho ilustre. “Não me considero o autor, mas, um simples mensageiro do anseio de vários umuaramenses, principalmente ligados a educação e a cultura, de forma que o que fizemos foi referendar o carinho de nosso povo por você, Marcos Vaz”, disse Arnaldo em nome de Mauro Spina. 

Compromisso renovado

Após ser titulado, Marcos Vaz usou a tribuna para expressar sua gratidão pelo momento, que, de acordo com ele, foi no tempo de Deus, numa alusão a lacuna de 23 anos desde a sansão da Lei que tornou oficial a honraria, até o recebimento material da mesma. Vaz também reforçou que mais do que nunca o Umuaraminha esteve tão atual, levando em conta o momento delicado que os índios presentes no território nacional atravessam por conta de demarcações de terras. O Umuaraminha foi o primeiro personagem criado pelo cartunista, sendo o mesmo inspirado nos índios Xetá, que habitavam a região de Umuarama antes do processo de colonização.  

“É uma honra para mim receber esta homenagem, neste momento de tempos novos em que a sociedade e a política passam por transformações. Agora, a responsabilidade não é mais só do poder público, ela é de todos nós. E, poder publico está sentindo isso também, porque as pessoas estão cobrando mais. Cada um de nós, participando, vamos fazer a mudança, que, na verdade, começa dentro de cada um”, pontou.


Fonte:

Deixe seu comentário