Portal da Cidade Umuarama

Degradante

Cão resgatado em péssimo estado ilustra o drama do abandono em Umuarama

Domesticados, os animais após o abandono ficam vulneráveis, com fome, sede e sem cuidados básicos de higiene

Publicado em 16/07/2020 às 22:02
Atualizado em

O animal da raça shih-tzu foi encontrado próximo ao Conjunto Habitacional Sonho Meu em péssimo estado (Foto: Saau)

É corriqueiro o resgate de animais abandonados na Capital da Amizade. O trabalho é realizado pela Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), que em seu domínio tem mais de 1.200 bichos, em sua maioria cães e gatos que foram deixados à própria sorte por seus donos.

Nesta quinta-feira (16), o resgate de um cão da raça shih-tzu demonstrou o drama do abandono. O animal foi encontrado próximo ao Conjunto Habitacional Sonho Meu em péssimo estado, com parte apenas de um dos olhos e sem alguns dos coxins – a chamada almofadinha das patas.

Domesticados, os animais após o abandono ficam vulneráveis, com fome, sede e sem cuidados básicos de higiene. “Esses cães são abandonados por pessoas que se mudam ou que não conseguem mais tratá-los, é preciso ter consciência na adoção de um animal”, revela a presidente da Saau, Ana Polaquini.

O animal resgatado nesta quinta sofreu com os desafios da rua, segundo Ana, deve ter apanhado de outros animais. “Geralmente a partir de um machucado ou falta de higienização, principalmente quando são esses cachorros de raça, cria-se as bicheiras”, explicou a presidente da Saau, indicando o que houve com o cão resgatado.

A bicheira acontece quando um animal tem uma ferida na pele exposta e sem tratamento adequado. As moscas varejeiras são atraídas pelas feridas que estão com pus ou sangue. Elas depositam os ovos e as larvas se alimentam das secreções e dos tecidos da região.

O cão passou por cirurgia para retirada do restante de um dos olhos e agora se recupera em clínica veterinária. Após liberação veterinária ele vai fazer companhia aos demais animais abrigados na Saau, que é a única entidade que cuida de bichos abandonados em Umuarama.

Doações Saau

As doações em dinheiro podem ser realizadas via depósito bancário: agência 0570 – operação: 03 – conta corrente 976-2 (Caixa Econômica). Para quem prefere levar a ração ou material de limpeza até a Saau, que fica nos fundos do aterro municipal (saída para Maria Helena), o horário de atendimento é das 13h30 às 17h. É possível também adquirir a ração e solicitar a entrega na Saau ou informar o estabelecimento, que posteriormente, algum voluntário poderá retirar. Os telefones para contato são (44) 99945-8902 e 98432-8357.

Fonte:

Deixe seu comentário