Portal da Cidade Umuarama

ORGÂNICA

Associação Vida e Solidariedade ganha espaço para horta

Crianças que participam dos projetos da instituição agora tem um espaço aprender sobre os cuidados com as plantas e entrar contato com a terra

Publicado em 15/03/2019 às 00:07
Atualizado em

Voluntário, José Paulo da Silva, ensina as crianças sobre o plantio (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

As crianças que participam de projetos na Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial ganharam a oportunidade de participar de uma atividade prática diferente. Uma horta foi implantada e cedida para a entidade. Atualmente a instituição atende 82 duas crianças moradoras do Industrial e bairros vizinhos, que participam de projetos sociais, educativos e esportivos.

A horta era um projeto antigo e um sonho da Dona Maria da Sopa, diretora da associação. “Nós queríamos colocar em prática o projeto e o grupo ambiental pra que as crianças pudessem entrar em contato com a terra, e eles aprenderem os cuidados com as plantas que hoje em dia é tão raro”, explica Roselene Souza, coordenadora. 


Como a sede da associação fica em um local aberto, a solução encontrada foi instalar o projeto em um lugar próximo. Um viveiro que fica ao lado da instituição soube do empecilho e cedeu um espaço para o plantio. O terreno doado foi preparado e o canteiro recebeu os cuidados de um voluntário, José Paulo da Silva. “Por enquanto o espaço ainda é pequeno e plantamos apenas mudas de alface, cheiro-verde e almeirão, que são as verduras que mais utilizamos na cozinha da associação”, conta. 

As crianças já participaram de todo o processo de plantio das mudas e toda semana uma turma diferente auxiliar José Paulo nos cuidados. “Ele ensina como regar e cuidar das verduras, como colher de forma correta. É um trabalho muito importante que queremos ampliar com o tempo para que as crianças possam levar até as verduras colhidas para suas casas, conscientizando também a ter uma alimentação saudável e de qualidade”, diz a coordenadora. 



Fonte:

Deixe seu comentário