Portal da Cidade Umuarama

Conscientização

Agentes de trânsito começam fiscalização nesta quinta-feira em Umuarama

O sistema temporário, com cartões gratuitos de uso obrigatório, entra em funcionamento no próximo dia 10. Até lá haverá campanhas de orientação

Publicado em 27/11/2019 às 02:54
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) e a Guarda Municipal receberam um reforço importante no efetivo. Nesta quarta-feira, 27, entraram em ação os 16 agentes da autoridade de trânsito contratados pelo município, depois de meses de treinamento teórico e prático.

O sistema temporário, com cartões gratuitos de uso obrigatório, entra em funcionamento no próximo dia 10. Até lá haverá campanhas informativas e de orientação à população.

“A extensa preparação foi necessária para que eles ajudem a melhorar, de forma efetiva, as condições gerais do trânsito na cidade. Os agentes estão qualificados para a função e, após se apresentarem à população, iniciam o trabalho de orientação e fiscalização”, explicou a diretora Dianês Maria Piffer. 

O primeiro grupo de agentes foi para as ruas da região central na manhã desta quarta, sob a supervisão da Guarda Municipal. Inicialmente eles se apresentam à população e também aos lojistas e funcionários do comércio.

“O pessoal está se identificando e passando ao comércio informações sobre como vão atuar. A finalidade é tornar o trânsito mais tranquilo, promovendo o respeito à legislação e a segurança através de um melhor convívio entre condutores de veículos e pedestres”, acrescentou a diretora da Umutrans. 

Devidamente uniformizados – com camiseta amarela, calça preta, boné preto e coturnos –, os agentes explicam como será o trabalho e a partir desta quinta-feira, 28, iniciam a fiscalização de vagas especiais e do tráfego em geral. Eles vão focar as atenções no uso de vagas especiais (destinadas a idosos e cadeirantes) e também naquelas destinadas a parada de curta duração, carga e descarga, bem como na utilização específica de vagas destinadas a carros e motos, em toda a área onde o estacionamento é regulamentado. 

Com autoridade legal para atuar no trânsito, os agentes também vão fiscalizar a correta utilização do cinto de segurança, uso do celular na direção, crianças transportadas sem cadeirinhas nos carros, condutores sob efeito de álcool (etilômetro) e futuramente poderão realizar operações de fiscalização de velocidade com o radar estático portátil. 

“Na verdade, eles poderão autuar os condutores que incorrerem em qualquer tipo de infração no trânsito, inclusive de competência estadual, por força de convênio entre o município, o Detran e a Polícia Militar”, reforçou o diretor da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, lembrando que a multa para utilização indevida de vagas especiais é de R$ 293,47 mais 7 pontos na carteira de motorista (infração gravíssima) e pelo uso indevido das vagas de curta duração, carga e descarga, a multa é de R$ 195,23 mais 5 pontos na carteira (infração grave). 


Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp