Portal da Cidade Umuarama

No ano

Agentes de combate à dengue fizeram mais de 100 mil visitas

Número só não foi maior porque os agentes ambientais encontraram casas fechadas em 59.317 ocasiões

Publicado em 04/12/2017 às 07:40

Agentes de combate à dengue em visita a residências de Umuarama (Foto: José A. Sabino)

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) divulgou os resultados do trabalho realizado pela Vigilância Ambiental em Umuarama, de janeiro até o dia 21 de novembro. O setor é responsável pelo acompanhamento e combate à dengue, animais peçonhentos – com escorpião –, controle de veículos abandonados nas ruas da cidade, ações de educação em saúde, combate a vetores, controle do caramujo africano, atendimento de zoonozes (animais de rua), monitoramento de epizootias e da qualidade da água – com 273 coletas realizadas e 7 notificações de irregularidades.

Durante o ano foram realizadas 104.602 visitas a residências para inspeção de combate à dengue. O número só não foi maior porque os agentes ambientais encontraram casas fechadas em 59.317 ocasiões. O saldo foi a análise de 8.200 larvas coletadas, com a possibilidade de se tratar do mosquito transmissor da dengue, e o tratamento químico/físico em 143 unidades.

Os agentes também recolheram 82 escorpiões – e muitos outros foram sacrificados no local onde foram encontrados –, houve 92 ocorrências com abelhas e 50 com cobras. As notificações de veículos abandonados chegaram a 290 desde o início do ano, dos quais 192 foram removidos pelos proprietários e 8 foram recolhidos ao pátio da Prefeitura. “Nossas equipes também realizaram 11 ações de educação em saúde internas (para servidores municipais) e seis externas, em escolas, universidade e escolas técnicas”, acrescenta coordenador da Covisa, Flávio Posseti.

No combate aos vetores, responsáveis pela transmissão de doenças, a Vigilância Ambiental já plantou 1.565 mudas de orquídeas em ocos de árvores, para evitar o acúmulo de água e o favorecimento à reprodução de mosquitos e insetos. Além disso, foram recebidas 3.280 mudas em doações, que serão plantadas nos próximos meses. No Boque Uirapuru e em outros pontos da cidade foram recolhidos 634 quilos de caramujos africanos de janeiro a novembro deste ano, que acabaram sacrificados no aterro sanitário do município.

“Nossos agentes também receberam 46 denúncias de animais abandonados e/ou maltratados e resgataram 56 animais das ruas da cidade, além do monitoramento de outros 69 casos. Também realizamos 42 ações de socorro e monitoramento a bandos de macacos existentes em áreas verdes da cidade, no bairro Primeiro de Maio, na saída para Maria Helena e nas rodovias para Xambrê e Mariluz, e nos córregos Piau e do Veado”, completou Flávio Posseti.

Fonte:

Deixe seu comentário