Mobilização
4ª Caminhada de Combate ao Feminicídio reúne comunidade e instituições em Umuarama
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, destacou que o enfrentamento ao feminicídio é uma responsabilidade coletiva
Publicado em
05/08/2026 às 17:38
Atualizado em
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (5) a 4ª Caminhada de Combate ao Feminicídio em Umuarama.
A mobilização chamou a atenção da comunidade na região central da cidade, com saída da Praça Miguel Rossafa, e reuniu representantes do poder público, da rede de proteção às mulheres, forças de segurança, da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Umuarama, Núcleo Regional de Educação, APP-Sindicato, conselhos municipais, instituições parceiras, profissionais, estudantes e moradores.
A ação integrou a programação do Agosto Lilás e marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha, reforçando a importância da prevenção, da informação e do enfrentamento à violência contra a mulher. A caminhada contou ainda com a participação da delegada da mulher, Fernanda Bertoco Mello.
Durante o percurso pelas vias centrais, os participantes levaram mensagens de conscientização sobre o combate ao feminicídio e destacaram a necessidade do envolvimento de toda a sociedade na prevenção da violência e na defesa dos direitos das mulheres.
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, destacou que o enfrentamento ao feminicídio é uma responsabilidade coletiva. “Dias como hoje, que reúnem os diversos atores que atuam na proteção e garantia dos direitos das mulheres, são uma forma de afirmar, de maneira clara, que não aceitaremos mais a violência, nem a impunidade”, afirmou.
O prefeito Fernando Scanavaca também ressaltou a importância da mobilização e afirmou que a violência contra a mulher precisa ser reconhecida e combatida. “Somente com conscientização, atuação integrada e compromisso coletivo conseguiremos construir uma sociedade onde as mulheres possam viver com dignidade, segurança e respeito”, disse.
Para a presidente do CMDM e coordenadora do CRAM, Marcia Cristina de Souza, a caminhada representa um momento de união e conscientização. “Caminhamos em memória das mulheres que perderam a vida para o feminicídio e para conscientizar a sociedade e prevenir que novas vítimas tenham suas histórias interrompidas. Cada ação de informação e mobilização fortalece a rede de proteção e reafirma que a violência contra a mulher não pode ser naturalizada”, destacou.
Marcia também agradeceu a participação das instituições parceiras, especialmente das forças de segurança, da Comissão da Mulher Advogada e da APP-Sindicato, que contribuíram para o fortalecimento da mobilização em defesa da vida das mulheres.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Doações arrecadadas no Mega Outlet reforçam apoio ao Lar Santa Faustina
05/08/2026 às 16:44
Seminaristas da Diocese de Umuarama participam de semana de formação filosófica
05/08/2026 às 16:24
Prefeitura de Umuarama amplia serviços com plataforma BB Governo Digital
05/08/2026 às 15:00
Shopping Palladium recebe 9ª Festa do Morango com doces artesanais e shows ao vivo
05/08/2026 às 10:40
Linhas rodoviárias da Expresso Fátima mudam ponto de embarque na rodoviária de Umuarama
05/08/2026 às 10:28
Motorista fica ferida em colisão entre carro e caminhão na PR-323, em Umuarama
05/08/2026 às 10:08