Portal da Cidade Umuarama

Caminho das Águas

Municípios se unem em Instância de Governança Regional para o turismo

Em pauta o cenário atual do turismo na região e os compromissos que os municípios precisam assumir com a iniciativa privada para fortalecer o setor

Publicado em 22/11/2022 às 18:12
Atualizado em

No encontro, realizado em 17/11 na sede da Amerios, em Umuarama, foi apresentado todo o histórico do processo que resultou no desmembramento da região turística Corredores das Águas (Foto: AEN)

Representantes dos 21 municípios membros da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) e da sociedade civil organizada, além de empresários do trade turístico regional, reuniram-se na última semana para a assembleia ordinária de constituição da nova Instância de Governança Regional (IGR), que criou a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Noroeste do Paraná (Adetur – Caminho das Águas).

No encontro, realizado em 17/11 na sede da Amerios, em Umuarama, foi apresentado todo o histórico do processo que resultou no desmembramento da região turística Corredores das Águas, desde as oficinas realizadas com o apoio da Paraná Turismo, a gestão, composição e formação, até a criação da Adetur – Caminho das Águas.

Após aprovação do estatuto e regimento interno foram eleitos a diretoria e o conselho fiscal que darão início aos trabalhos em prol do desenvolvimento turístico na região. A diretoria terá como presidente José Antônio Móvio (do Recanto Girassol), vice Geni Bock de Faria (Café Faria – Café com trilha), o diretor administrativo e financeiro Jean Carlos Azevedo (Innova Assessoria/Visite Porto Camargo) e a diretora técnica Andrielli de Souza Silva (One Ambiental). Os suplentes eleitos foram Renato Barbosa Pedroso (BP Turismo & Eventos) e Luís Torres (Espaço Torres).

Já o conselho fiscal será composto por representantes do poder público e da iniciativa privada de Tapira, Cruzeiro do Oeste, pelo secretário da Indústria e Comércio de Umuarama, Marcelo Adriano Lopes da Silva, tendo como suplente Nayara Raposo (do Coripa) e da Azul Linhas Aéreas.

O cenário atual do turismo na região e os compromissos que os municípios precisam assumir com a iniciativa privada para fortalecer o setor também estiveram na pauta da reunião, bem como os principais desafios para a regionalização turística. As IGRs foram criadas pela Paraná Turismo porque em todo o processo que envolve planejamento, desenvolvimento e implementação de planos estratégicos de desenvolvimento do turismo é necessário uma organização que se encarregue da região turística específica, desde o planejamento até o monitoramento.

“É necessário reconhecer, institucionalizar e fortalecer uma organização representativa dos poderes público, privado, do terceiro setor e da sociedade civil organizada dos municípios componentes da região turística, que é denominada Instância de Governança Regional. No Paraná temos 15 regiões turísticas e todas elas possuem sua IGR reconhecida e institucionalizada”, explicou o secretário Marcelo Adriano, responsável também pela área do turismo em Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário