Portal da Cidade Umuarama

ALERTA

Umidificador pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco, diz Samu

O aparelho ligado durante toda a noite pode provocar excesso de umidade do ambiente, favorecendo a proliferação de fungos

Publicado em 23/07/2018 às 22:44
Atualizado em

Melhor ligar o aparelho de três a quatro horas antes de deitar e desligá-lo na hora de dormir (Foto: Divulgação )

O Samu publicou na manhã desta terça-feira (24), em sua página no Facebook, um texto alertando sobre os riscos do uso excessivo do umidificador de ar. De acordo com a nota publicada, o aparelho ligado durante toda a noite pode provocar excesso de umidade do ambiente, favorecendo a proliferação de fungos – sendo prejudicial à saúde.

Veja a nota:

"Deixar o umidificador ligado a noite toda pode fazer tão mal quanto o ar seco.

Aparelhos que umidificam o ar podem ajudar quem sofre com tempo seco, mas não devem ser usados de forma indiscriminada em casa.

Deixar o equipamento ligado por longos períodos pode aumentar demais a umidade no ambiente e favorecer a proliferação de fungos.

“Para quem tem doenças respiratórias, isso é tão prejudicial quanto o ar seco”, diz o médico Rodrigo Athanazio, diretor científico Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

Melhor ligar o aparelho de três a quatro horas antes de deitar e desligá-lo na hora de dormir. É importante não encostá-lo em uma parede ou em um móvel para evitar a aparição de mofo.

A água usada precisa ser filtrada, e a lavagem do recipiente feita diariamente, para impedir que haja contaminação e que os micro-organismos se espalhem pelo ar.

Há no mercado opções de vaporizadores, que fervem a água para gerar vapor, e de umidificadores, que em geral produzem uma névoa fria por meio de ultrassom —isso evita queimaduras e diminui a chance de saturar a umidade no ambiente.

Crianças com menos de dois anos, idosos e pessoas com doenças respiratórias devem ficar atentos com a queda na umidade do ar —abaixo de 40% já é um nível de alerta e de 20%, crítico."

Fonte:

Deixe seu comentário