Saúde
Mais de 200 pacientes faltam a endoscopias agendadas pelo SUS em Umuarama
Prefeitura alerta que ausências sem aviso impedem o aproveitamento das vagas por outros pacientes que aguardam atendimento
Publicado em
08/10/2026 às 15:35
Atualizado em
Mais de 200 pacientes deixaram de realizar exames de endoscopia digestiva previamente autorizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Umuarama entre janeiro e setembro deste ano. O levantamento é da Secretaria Municipal de Saúde, que chama a atenção para os impactos das faltas no atendimento à população.
De acordo com a Prefeitura de Umuarama, no período foram liberados 1.114 exames de endoscopia digestiva mediante solicitação médica. Desse total, 231 pacientes não compareceram para realizar o procedimento e não comunicaram previamente a desistência ou apresentaram justificativa.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as faltas representam um problema porque as vagas poderiam ser destinadas a outros pacientes que aguardam na fila por atendimento especializado.
A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, reforçou que imprevistos podem ocorrer, mas pediu que os pacientes comuniquem a ausência com antecedência.
“Seja qual for o motivo da ausência, o paciente precisa avisar a Secretaria de Saúde com antecedência para que outros pacientes possam ser chamados e encaixados no atendimento, reduzindo ou até eliminando essas perdas”, explicou.
A endoscopia digestiva é utilizada para avaliar o tubo digestivo e auxiliar no diagnóstico de problemas como inflamações, úlceras, hérnia de hiato, sangramentos e sinais iniciais de câncer. O procedimento também pode permitir a coleta de material para biópsia, inclusive para investigação da presença da bactéria H. pylori.
O prefeito Fernando Scanavaca afirmou que o município busca melhorar a eficiência dos serviços públicos de saúde e destacou a importância da participação dos pacientes.
“Contamos com o apoio da população, comparecendo corretamente aos exames, consultas especializadas e demais procedimentos agendados. Isso evitará prejuízos e também o agravamento do quadro de saúde do paciente”, afirmou.
A Prefeitura também reforça que o não comparecimento a procedimentos agendados prejudica o aproveitamento da estrutura disponibilizada pelo município e pode contribuir para a manutenção das filas de espera.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Farmácia da UBS Centro de Saúde Escola muda horário a partir desta quinta-feira
07/10/2026 às 16:01
Clínica-Escola da Unipar amplia fisioterapia gratuita e passa a atender pacientes do SUS
05/10/2026 às 17:06
12ª edição do Chá Rosa marca programação de prevenção ao câncer de mama em Umuarama
03/10/2026 às 11:19
Encontro incentiva o reconhecimento mútuo do suporte emocional no ambiente de trabalho
03/10/2026 às 10:29
Secretaria de Saúde amplia atendimento noturno para exames preventivos em Umuarama
02/10/2026 às 10:59
Implante coclear passa a ser realizado pela Uopeccan de Umuarama para perda auditiva
01/10/2026 às 17:38