Setembro Amarelo
Encontro incentiva o reconhecimento mútuo do suporte emocional no ambiente de trabalho
O encerramento contou com uma roda de conversa voltada às lideranças de diversos setores do hospital
Publicado em
03/10/2026 às 10:29
Atualizado em
A Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná (Hospital e Maternidade Norospar) finalizou, nesta quarta-feira (30), as atividades da campanha Setembro Amarelo. A programação de encerramento foi realizada na biblioteca da instituição e contou com uma roda de conversa voltada às lideranças de diversos setores do hospital.
Conduzida pela psicóloga Ana Paula Alcântara, a dinâmica teve como objetivo promover a integração entre as equipes e incentivar o reconhecimento mútuo do suporte emocional no ambiente de trabalho. Durante o encontro, os profissionais compartilharam experiências sobre o cotidiano institucional e a importância do apoio interpessoal no desempenho de suas rotinas.
De acordo com a psicóloga, a iniciativa busca reforçar a importância de um ambiente organizacional favorável ao diálogo. “A valorização dos colaboradores e a atenção à saúde mental são práticas que devem ser permanentes nas instituições de saúde, extrapolando o período do Setembro Amarelo”, destacou Ana Paula.
Ações internas e externas
Ao longo de todo o mês, o Serviço de Psicologia da Norospar desenvolveu uma agenda de conscientização voltada para a saúde mental e prevenção ao suicídio. As atividades internas incluíram a fixação de materiais informativos, palestras, mensagens orientativas e rodas de conversa direcionadas às equipes operacionais e administrativas.
A programação do hospital também incluiu ações externas direcionadas à comunidade local, com destaque para uma palestra ministrada aos jovens atendidos pela Guarda Mirim. O encontro abordou tópicos relacionados ao bem-estar emocional, identificação de sinais de sofrimento psíquico e a importância dos canais de escuta e apoio para crianças e adolescentes.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Clínica-Escola da Unipar amplia fisioterapia gratuita e passa a atender pacientes do SUS
05/10/2026 às 17:06
12ª edição do Chá Rosa marca programação de prevenção ao câncer de mama em Umuarama
03/10/2026 às 11:19
Secretaria de Saúde amplia atendimento noturno para exames preventivos em Umuarama
02/10/2026 às 10:59
Implante coclear passa a ser realizado pela Uopeccan de Umuarama para perda auditiva
01/10/2026 às 17:38
Novas regras para doação de sangue já são aplicadas no Hemonúcleo de Umuarama
01/10/2026 às 14:53
Com convidada dos EUA, ARA Jabuticabeiras realiza encontro internacional de Contoterapia
29/09/2026 às 15:49