Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Campanha de vacinação contra a pólio acontece neste fim de semana em Umuarama

Imunizações contra a paralisia infantil ocorrem na praça Miguel Rossafa, supermercado Capiotto e Shopping Palladium, entre esta sexta, sábado e domingo

Publicado em 14/06/2024 às 13:53

Em Umuarama existem 6.146 crianças na faixa etária que faz parte da meta do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação/Prefeitura de Umuarama)

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama está organizando uma grande ação para imunizar crianças durante todo o final de semana. O objetivo é alcançar a meta de vacinação, que atualmente está em 15% do público-alvo. O cronograma foi estabelecido pela Atenção Primária em Saúde (APS), Divisão de Imunizações.

“No sábado (15) levaremos os imunizantes a três locais: na Praça Miguel Rossafa, das 14h às 19h, no Supermercado Capiotto, das 10h às 16h, e no Shopping Palladium, das 13h30 às 20h. No domingo, retornaremos ao Shopping Palladium, onde a vacinação será das 13h30 às 20h. Lembramos aos pais e responsáveis que é essencial levar os documentos (dos pais e da criança) e a carteirinha de vacinação”, explica o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

Leia Inês Andrade Silva, coordenadora da APS, informa que em Umuarama há 6.146 crianças na faixa etária que integra a meta do Ministério da Saúde. “Como temos a missão de vacinar pelo menos 95% desse grupo, nosso objetivo é imunizar 5.840 crianças. Até agora, vacinamos cerca de 1 mil crianças – só no último final de semana, com a Carreta da Alegria, imunizamos 650 delas –, mas ainda precisamos vacinar mais. Pedimos que os pais e responsáveis se esforcem para levar seus pequenos para receber essa gotinha tão importante”, destacou.

Ela acrescenta que as vacinas oferecidas são a VIP (vacina inativada contra a poliomielite), com três doses aos 2, 4 e 6 meses, e a VOP (vacina oral contra a poliomielite), para crianças menores de 5 anos. “Aproveitando os eventos, também vamos disponibilizar vacinas contra a gripe, permitindo que os pais revisem e atualizem as carteirinhas de vacinação”, comenta Leia.

Fonte:

Deixe seu comentário