Portal da Cidade Umuarama

Filatelia

Já à venda selos estampados com dinossauros descobertos em Cruzeiro do Oeste

Agências e loja virtual dos Correios disponibilizam materiais com o Vespersaurus paranaensis e o Caiuajara dobruskii

Publicado em 15/01/2020 às 04:29
Atualizado em

O Vespersaurus paranaensis foi um dinossauro pequeno, carnívoro, com braços curtos, e bípede (Foto: Divulgação)

O selo personalizado também é item de colecionismo. Por isso é comum filatelistas e clientes em geral procurarem os Correios para comprar selos que foram encomendados por outras pessoas.

Quando autorizados pelo cliente que fez o primeiro pedido, os Correios disponibilizam esses selos personalizados para encomenda, nas agências de todo o país e também por meio da loja virtual.  

Para os colecionadores temáticos, os selos dos dinossauros cujos fósseis foram encontrados no Paraná, o Vespersaurus paranaensis e o pterossauro Caiuajara dobruskii, vieram suprir uma lacuna.

Um dinossauro pequeno, carnívoro, com braços curtos, e bípede – cujo peso do corpo se sustenta no dedo central dos pés. Esse é o Vespersaurus paranaensis, um espécime inédito no mundo, encontrado na região de Cruzeiro do Oeste.

A descoberta do fóssil foi anunciada em entrevista coletiva em junho deste ano, como resultado de pesquisas feitas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de São Paulo (USP) e do Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste. O estudo sobre o primeiro dinossauro “100% paranaense” foi publicado no periódico científico Scientific Reports.

O novo dinossauro, que teria vivido há 90 milhões de anos, no período Cretáceo, foi encontrado no mesmo sítio paleontológico em que já haviam sido descobertos inúmeros indivíduos do pterossauro Caiuajara debruskii. O nome saiu da junção de vésper (oeste, em latim; homenagem à cidade em que ele foi encontrado) e saurus (lagarto, também em latim).

Ficou interessado? Vá até uma agência ou acesse a loja virtual.


Fonte:

Deixe seu comentário