Portal da Cidade Umuarama

Parceria

Itaipu repassa 72 veículos elétricos e fortalece convênios com consórcios Coripa e Cibax

Aporte de milhões contempla, além da mobilidade, programas de adequação de estradas rurais, gestão de resíduos e outras iniciativas

Publicado em 24/06/2026 às 11:05
Atualizado em

Representantes da Itaipu e dos municípios que integram os consórcios Coripa e Cibax (Foto: Portal da Cidade/Gabriel Rocha)

Em solenidade no Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto, na manhã desta quarta-feira (24), a Itaipu repassou 72 veículos elétricos para os consórcios Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência) e Cibax (Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade das Bacias dos Rios Xambrê e Piquiri).

Além dos automóveis, foram destacadas outras iniciativas em prol dos municípios consorciados. O Coripa recebeu 38 veículos elétricos, 50,6 km de pavimento e 58,4 km de adequação de estradas rurais. Parte dos repasses ocorreu por meio dos editais do programa Itaipu Mais que Energia, em linha com a estratégia da binacional de apoiar infraestrutura, mobilidade sustentável, gestão de resíduos e melhoria das condições de trabalho nos territórios atendidos.

No caso dos veículos elétricos, o investimento da Itaipu foi de R$ 4.611.775,00, com contrapartida de R$ 242.725,00, em iniciativa voltada à renovação da frota e à redução de emissões. Os municípios beneficiados no convênio são Alto Paraíso, Altônia, Douradina, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, Maria Helena, Nova Olímpia, São Jorge do Patrocínio e Terra Roxa.

Cibax

O Cibax recebeu 34 veículos elétricos, 110 km de estradas rurais conservadas, 33 km de pavimento asfáltico em TST e 1.965 kWp em energia fotovoltaica, além de equipamentos para apoio à gestão de resíduos.

Parte dos repasses também ocorreu por meio dos editais do programa Itaipu Mais que Energia, com investimento total de R$ 37.746.345,65 da Itaipu e contrapartida de R$ 1.786.181,35, contemplando os municípios de Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Francisco Alves, Iporã, Ivaté, Mariluz, Perobal, Pérola, Umuarama e Xambrê, em ações de manejo de água e solo, energia renovável, infraestrutura rural e modernização da gestão pública.

"Atualmente, a Itaipu contribui com o desenvolvimento dos 399 municípios paranaenses, e não poderia ser diferente no noroeste, onde temos um longo histórico de colaboração", ressaltou o diretor de coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.

Participaram do encontro o diretor-geral da binacional, Enio Verri, a deputada federal Gleisi Hoffman, o deputado federal Zeca Dirceu, o prefeito anfitrião, Fernando Scanavaca; o presidente do Coripa,Everton Barbieri, prefeito de Esperança Nova; a presidente do Cibax, Valdete Cunha, prefeita de Pérola; prefeitos e vices representantes dos municípios consorciados e centenas de outras lideranças regionais.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp