Parceria
Itaipu repassa 72 veículos elétricos e fortalece convênios com consórcios Coripa e Cibax
Aporte de milhões contempla, além da mobilidade, programas de adequação de estradas rurais, gestão de resíduos e outras iniciativas
Publicado em
24/06/2026 às 11:05
Atualizado em
Em solenidade no Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto, na manhã desta quarta-feira (24), a Itaipu repassou 72 veículos elétricos para os consórcios Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência) e Cibax (Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade das Bacias dos Rios Xambrê e Piquiri).
Além dos automóveis, foram destacadas outras iniciativas em prol dos municípios consorciados. O Coripa recebeu 38 veículos elétricos, 50,6 km de pavimento e 58,4 km de adequação de estradas rurais. Parte dos repasses ocorreu por meio dos editais do programa Itaipu Mais que Energia, em linha com a estratégia da binacional de apoiar infraestrutura, mobilidade sustentável, gestão de resíduos e melhoria das condições de trabalho nos territórios atendidos.
No caso dos veículos elétricos, o investimento da Itaipu foi de R$ 4.611.775,00, com contrapartida de R$ 242.725,00, em iniciativa voltada à renovação da frota e à redução de emissões. Os municípios beneficiados no convênio são Alto Paraíso, Altônia, Douradina, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, Maria Helena, Nova Olímpia, São Jorge do Patrocínio e Terra Roxa.
Cibax
O Cibax recebeu 34 veículos elétricos, 110 km de estradas rurais conservadas, 33 km de pavimento asfáltico em TST e 1.965 kWp em energia fotovoltaica, além de equipamentos para apoio à gestão de resíduos.
Parte dos repasses também ocorreu por meio dos editais do programa Itaipu Mais que Energia, com investimento total de R$ 37.746.345,65 da Itaipu e contrapartida de R$ 1.786.181,35, contemplando os municípios de Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Francisco Alves, Iporã, Ivaté, Mariluz, Perobal, Pérola, Umuarama e Xambrê, em ações de manejo de água e solo, energia renovável, infraestrutura rural e modernização da gestão pública.
"Atualmente, a Itaipu contribui com o desenvolvimento dos 399 municípios paranaenses, e não poderia ser diferente no noroeste, onde temos um longo histórico de colaboração", ressaltou o diretor de coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.
Participaram do encontro o diretor-geral da binacional, Enio Verri, a deputada federal Gleisi Hoffman, o deputado federal Zeca Dirceu, o prefeito anfitrião, Fernando Scanavaca; o presidente do Coripa,Everton Barbieri, prefeito de Esperança Nova; a presidente do Cibax, Valdete Cunha, prefeita de Pérola; prefeitos e vices representantes dos municípios consorciados e centenas de outras lideranças regionais.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Vacinação contra Influenza já está disponível para todos os moradores de Perobal
23/06/2026 às 16:17
Itaipu entrega veículos elétricos e anuncia convênios em Umuarama nesta quarta
23/06/2026 às 15:34
Motorista sem CNH fica ferido após caminhonete atingir portão no centro de Pérola
23/06/2026 às 07:17
Governador anuncia R$ 111,5 mi em investimentos para Pérola e Cafezal do Sul
22/06/2026 às 15:31
Prefeitura de Alto Piquiri manifesta pesar pela morte do vereador Thiago Henrique
22/06/2026 às 10:02
Polícia Rodoviária registra acidente envolvendo carro e caminhão no trevo da PR-323
22/06/2026 às 08:56