Portal da Cidade Umuarama

Vírus importado

Em caso de nova confirmação de coronavírus, Cianorte cogita suspender aulas

De um grupo que visitou os Emirados Àrabes, uma pessoa foi infectada e duas apresentaram sintomas suspeitos

Publicado em 12/03/2020 às 07:02

Grupo de oito cianortenses é monitorado pelas autoridades de saúde após viagem ao exterior (Foto: Portal da Cidade Cianorte)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, na manhã desta quinta-feira (12), que o Paraná tem seis casos de coronavírus confirmados, sendo cinco de residentes em Curitiba e um em Cianorte, todos contaminados durante viagens ao exterior.

O comunicado gerou uma série de especulações na Capital do Vestuário e, para prestar esclarecimentos, o prefeito Bongiorno, acompanhado por membros da administração, concedeu entrevista coletiva.

"Ocorre que, de um grupo que esteve em viagem para os Emirados Árabes, do qual faziam parte oito cianortenses, e que retornou ao Brasil em 2 de março, com chegada a Cianorte no dia seguinte, duas pessoas apresentaram sintomas gripais e, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e da Sesa, foram orientadas ao isolamento domiciliar de, ao menos, 14 dias, e passaram a ser monitoradas pela nossa secretaria municipal. O atendimento incluiu consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem. Dos dois casos suspeitos, o Laboratório Central do Paraná, Lacen, confirmou um positivo. A pessoa apresentou um quadro sintomático leve, está sendo tratada em casa e passa bem”, esclareceu a secretária municipal de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto. 

De acordo com a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloísa Dantas, os oito cianortenses receberam as devidas orientações e auxílio, sendo que, mais recentemente, uma terceira pessoa do grupo também apresentou sintomas suspeitos e teve material coletado e enviado, nessa quinta-feira (12), ao Lacen, que estabelece o período de 72 horas, a partir da chegada das amostras no laboratório, para a divulgação dos resultados.

“Todos foram informados da necessidade de isolamento domiciliar e do acompanhamento diário pela Secretaria Municipal de Saúde, levando em conta a sua importância para prevenir uma possível transmissão”, enfatizou. 

Neste sentido, questionado sobre o procedimento do município no caso de a pessoa com suspeita negar a reclusão domiciliar, o subprocurador jurídico, Mário Ramos Lubaski, explicou que “denúncias podem ser realizadas no Ministério Público e que o indivíduo fica sujeito à ação penal cabível”, disse. 

Segundo o prefeito, neste momento, não há motivo para pânico, mas as medidas preventivas devem ser reforçadas. “Além de seguir as recomendações de contenção do Ministério da Saúde, estamos estabelecendo, juntamente com a 13ª Regional de Saúde, um plano de ação específico para o município, que começa com o cadastramento de todos os cianortenses que estiveram no exterior e dos que estão retornando, para que façamos o devido monitoramento”, destacou Bongiorno. 

Entre as medidas preventivas individuais citadas na coletiva, destacam-se a lavagem frequente das mãos, com água e sabão, assim como a higienização com álcool gel; a cobertura do nariz ou da boca, ao tossir ou espirrar, com o braço; a abertura de portas e janelas para a circulação do ar; e a não aglomeração de pessoas.

Uma próxima reunião, marcada para a segunda-feira (16), irá traçar novos rumos. “Se houver mais um caso, mesmo que suspeito e não confirmado, cogitaremos a suspensão das aulas e de outras ocasiões, principalmente envolvendo crianças e idosos, pois uma única vida que salvarmos já vale todo o transtorno de reposições e adiamentos”, afirmou o prefeito.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp