Portal da Cidade Umuarama

Contra a dengue

Câmpus da UEM de Umuarama realiza palestra e promove mutirão de limpeza

No sábado (15), foram recolhidos materiais que poderiam vir a se tornar criadouros do mosquito da dengue

Postado em 18/02/2020 às 12:18 |

No sábado (15), foram recolhidos materiais que poderiam vir a se tornar criadouros do mosquito da dengue (Foto: Divulgação)

O Câmpus Regional de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está mobilizado no combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por isso, no fim de semana organizou palestra e mutirão de limpeza em Umuarama (PR), onde atualmente há epidemia de dengue.

No sábado (15), servidores da UEM e voluntários do projeto Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, recolheram materiais que poderiam vir a se tornar criadouros. Segundo Fernando Rodrigues de Carvalho, professor da UEM e membro da igreja, a ação no câmpus “é um grande aprendizado e uma satisfação por contribuir para evitar a proliferação do mosquito”.

A palestra na UEM, na sexta-feira (14), foi sobre o panorama da dengue em Umuarama, causas e orientações preventivas. Os palestrantes foram Carlos Roberto da Silva, da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, e João Luiz Bortolato, da diretoria de Responsabilidade Social e Ambiental da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama. Segundo Silva, o tempo quente e as chuvas constantes favorecem a proliferação do mosquito, o que requer esforços maiores para identificação e eliminação de focos.

Rodrigo Tartari, diretor do câmpus de Umuarama da UEM, as ações de combate ao Aedes aegypti também contam com distribuição de informativos. “O trabalho é desenvolvido constantemente pelos servidores do câmpus. E esta ação do fim de semana, com reforço das vistorias, visa reduzir as possibilidades de proliferação do mosquito e tranquilizar a comunidade acadêmica e a população do entorno”.

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas