Portal da Cidade Umuarama

FAUNA

Polícia Ambiental apreende mais de 200 aves silvestres em Paranavaí

As aves foram encaminhadas para um criador conservacionista de animais silvestres

Publicado em 13/08/2018 às 06:07

De pessoas foram multadas e deverão ainda responder na esfera criminal (Foto: Polícia Ambiental)

Em uma operação conjunta, realizada no período de 6 a 10 de agosto, o Batalhão de Polícia Ambiental (Pelotão de Umuarama com apoio do Pelotão de Campo Mourão), Instituto Ambiental do Paraná (IAP de Paranavaí) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) apreenderam mais de 200 aves silvestres.

  A ação teve por objetivo principal fiscalizar os criadores amadores de pássaros da fauna silvestre e o atendimento de denúncias de aves em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais competentes na região noroeste do Estado.

Durante toda a ação foram apreendidas 212 aves, as quais foram encaminhadas para um criador conservacionista de animais silvestres cadastrado no Ibama. Entre as espécies mantidas em cativeiro havia cardeal, bicudos, pássaros-pretos, trinca-ferros, coleirinhas, canários-terra, tico-ticos entre outras nativas da região.

Dez pessoas foram autuadas administrativamente por irregularidades no plantel (500 reais por ave) e deverão ainda responder na esfera criminal pelo artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, cuja pena é de 6 meses a um ano.

A Polícia Ambiental alerta às pessoas que são criadoras amadoras de passeriformes nativos para que se atentem às normas contidas na Portaria IAP 174/2015, evitando dessa forma de incorrer em irregularidades que acabam caracterizando crime ambiental previsto na Lei 9605/98.

Fonte:

Deixe seu comentário