Portal da Cidade Umuarama

Fiscalização

Operação Voo Livre apreende quase 40 aves silvestres na região de Umuarama

Foram lavrados cinco autos de infração com valores que variam entre mil reais e R$ 5 mil, e as fiscalizações prosseguem nos próximos dias em toda a região

Publicado em 12/11/2020 às 22:37
Atualizado em

As apreensões ocorreram nos municípios de Francisco Alves, Nova Olímpia e Tapira (Foto: IAT)

Fiscais do Instituto Água e Terra (IAT) apreenderam 37 aves silvestres, nesta quinta-feira (12), durante a segunda fase da Operação Voo Livre, deflagrada há 10 dias. As apreensões ocorreram nos municípios de Francisco Alves, Nova Olímpia e Tapira.

Os fiscais do IAT apreenderam canário-da-terra, coleirinha, curió, melro, papagaio brasileiro, pássaro preto, periquito tuim, sabiá, sangrinho e trinca-ferro. Na primeira fase da ação, ocorrida no último dia 5, foram apreendidos 30 pássaros nos municípios de Cafezal do Sul, Mariluz, Perobal e Pérola.

Em comunicado à imprensa, o chefe regional do IAT, Felipe Furquim de Oliveira, que a fiscalização atua sobre criadouros cadastrados, documentação, irregularidades e denúncias. No caso desta última apreensão, ele prevê que 90% das aves devem retornar para a natureza e o restante após reabilitação.

Ainda segundo Oliveira, foram lavrados cinco autos de infração com valores que variam entre mil reais e R$ 5 mil, e que as fiscalizações prosseguem nos próximos dias em toda a região de Umuarama, com destaque também ao período da Piracema, quando as operações são intensificadas em rios da região.


Fonte:

Deixe seu comentário