Categorias de base
Copinha Smel de Futsal bate recorde com mais de 2.200 atletas em Umuarama
Competição iniciada na segunda-feira (10) reúne 188 equipes de 13 cidades da região e segue até dezembro
Publicado em
12/08/2026 às 08:57
Atualizado em
A Copinha Smel de Futsal começou nesta segunda-feira (10) em Umuarama, reunindo o que é considerado a maior competição de futsal de base do Paraná e uma das maiores do Brasil na modalidade, voltada a atletas de 5 a 15 anos. A edição de 2026 é realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e conta com 188 equipes inscritas, nos naipes masculino e feminino, totalizando 2.256 atletas.
As partidas são disputadas às segundas, terças e quartas-feiras, com início às 18h30 e término às 22h, nos ginásios de esportes Professor Amário Vieira da Costa e Mário Oncken. A competição contempla as categorias Sub-5, Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15, e se estende até o início de dezembro.
Equipes representam 13 cidades da região
O secretário de Esportes e Lazer, Gentil Soares de Lima, informou que as equipes participantes representam dezenas de escolinhas de futsal, entidades e escolas de Umuarama e de mais 12 cidades do Noroeste do Paraná. Segundo ele, a organização da competição é liderada pela professora Karina Moraes, com apoio dos coordenadores Itamar Filho, Fernanda Oliver e Danilo Pereira.
"É difícil mensurar a nossa satisfação e de toda a equipe Smel na organização desta competição", afirmou o secretário. Gentil destacou ainda os benefícios da prática esportiva para crianças a partir dos cinco anos, tanto no desenvolvimento físico quanto na formação de valores. "A parte principal de tudo isso é ensinar valores de amizade, respeito e trabalho em equipe, além de integrarmos professores e alunos de Umuarama e várias cidades da região", disse.
Prefeitura destaca apoio a crianças e adolescentes
O secretário também mencionou o apoio do prefeito Fernando Scanavaca à realização do evento, que neste ano passou a contar também com equipes femininas. "Deixamos aqui o convite a toda a população de Umuarama para comparecer e prestigiar a criançada e ver o surgimento de grandes talentos do esporte", completou Gentil.
Confira os jogos desta quarta-feira (12)
No Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, a rodada desta quarta-feira tem início às 18h30, com Camisa 10 | Colégio Geração Cima e Guele Futsal A, pela categoria Sub-7. Às 19h, jogam Camisa 10 Laranja e Guele Futsal B (Sub-9). Às 19h30, Guele Futsal A enfrenta Camisa 10 | Colégio Geração Cima (Sub-13). Às 20h15, Sesc Umuarama joga contra Camisa 10 Preto (Sub-13), e às 20h50, Sesc Umuarama enfrenta AFSU | Serra e Santa Elisa (Sub-15).
No Ginásio de Esportes Mário Oncken, a rodada abre às 18h30 com Lendários Fut10 "A" contra AFSU | Santa Elisa (Sub-11). Às 19h10, as mesmas equipes se enfrentam novamente, agora pela categoria Sub-13. Às 19h40, Lendários Fut10 "B" joga contra Lourenço Filho | Serra dos Dourados (Sub-13). Às 20h10, Lourenço Filho | Serra dos Dourados enfrenta Lendários Fut10 "A" (Sub-15), e às 20h50, Lendários Fut10 "A" encerra a rodada contra Lovat Futsal (Sub-9).
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Umuarama prepara delegação para Jogos da Integração do Idoso em Guaratuba
13/08/2026 às 11:44
Umuarama Futsal tem dois desafios para assegurar vaga direta às quartas do Paranaense
13/08/2026 às 10:44
Noroeste Futsal tem campanha equilibrada e mira classificação na competição estadual
12/08/2026 às 09:21
Umuarama Futsal confirma retorno de Marcus Gava para a reta final da temporada
11/08/2026 às 13:59
Umuarama fecha fase de grupos da LNF em décimo e enfrenta o Carlos Barbosa no mata-mata
10/08/2026 às 15:11
Assegurado nos playoffs, o Umuarama recebe o Magnus no encerramento da 1ª fase da LNF
08/08/2026 às 09:35