Portal da Cidade Umuarama

Sisu

Umuarama recebe 1º Simpósio Interdisciplinar em Sustentabilidade em outubro

Evento promove a disseminação dos conhecimentos científicos que contribuam para a evolução do saber sobre sustentabilidade

Publicado em 14/08/2019 às 08:37
Atualizado em

A programação do SISU 2019 contará com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações de trabalho, além da seleção de trabalhos (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), no âmbito do programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU), realizarão o I Simpósio Interdisciplinar em Sustentabilidade nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2019 em Umuarama/PR. A programação do SISU 2019 contará com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações de trabalho (oral e painel), além da seleção de trabalhos para serem publicados em edição da revista Mundi, dedicada exclusivamente ao evento.

“A realização do SISU 2019 faz parte das ações do PSU que têm como objetivo promover a disseminação dos conhecimentos acadêmicos/científicos e interdisciplinares que contribuam para a evolução do conhecimento sobre sustentabilidade e para resolução de problemas e desenvolvimento de propostas no âmbito desta”, disse a professora, doutora da UEM, Beatriz Cervejeira Bolanho Barros, que é uma das organizadoras do Simpósio.

Programação

08/10/19 (terça-feira)

19h00 - Credenciamento e abertura

19h30 – Palestra de abertura - Sustentabilidade: desafios e perspectivas futuras

Prof. Dr. Alvori Ahlert (UNIOESTE)  

Local: Câmara de Vereadores de Umuarama

09/10/19 (quarta-feira) 

13:30 às 17:30 – Oficinas (vagas limitadas)

1. Redação Científica (Profa. Dra. Giani A.L. Colauto/UNIPAR)

2. Sistemas Fotovoltaicos como forma sustentável de geração de energia elétrica (Gustavo André Barbado Farias/MS Engenharia Elétrica)

3. Tratamento de efluentes (Marcelo Pinheiro Ribeiro/Sanepar)

Local: IFPR – Campus Umuarama

19h00 – Mesa redonda: Inovação para a Sustentabilidade 

Vanderson Galan (Prati Donaduzzi)

Demais palestrantes a confirmar

Local: Câmara de Vereadores de Umuarama

10/10/19 (quinta-feira)

13h30 às 17h30- Apresentação de trabalhos (oral e painel)

Local: IFPR – Campus Umuarama

19h00 – Mesa redonda: Desafios e Oportunidades para o Manejo Sustentável.

1. Dra. Samantha Nazaré de Paiva (Klabin)

2. Dr. Hilbernon Coelho (Banco do Brasil)

3. Ederson Augusto Zanetti (Green Farm)

Local: Câmara de Vereadores de Umuarama

Inscrições: 05/08 a 08/10 

As inscrições serão realizadas em duas etapas:

1ª) Preenchimento do formulário inscrição no SISU 2019, acessível CLICANDO AQUI.

Atenção: As vagas nas oficinas são limitadas e serão estabelecidas por ordem de pagamento. Ao atingir o máximo de cada oficina (25 vagas) o inscrito poderá migrar para outra oficina, se houver vaga, por meio de comunicado via e-mail.

2ª) Pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto gerado CLICANDO AQUI (Código de recolhimento: 5620 e o valor de investimento: R$ 80,00 para pagamento até o dia 11/09 e R$ 100,00 para pagamento a partir do dia 12/09/19).

Atenção: guarde o comprovante de pagamento, em caso de dúvidas será solicitado para confirmação. 

Submissão de trabalhos

A submissão de trabalhos deverá ser feita até o dia 11 de setembro de 2019 por meio do preenchimento do formulário acessível CLICANDO AQUI.

Para submissão os resumos deverão ter 400 a 500 palavras contendo, de forma objetiva e sem subtítulos: introdução, objetivos, metodologia, resultados e considerações/conclusões. O resumo deverá apresentar citações e referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT, porém as referências bibliográficas não serão contabilizadas no número de palavras. Figuras e tabelas não serão aceitas na fase de submissão. 

Os resumos serão analisados por comissão temporária de seleção dos trabalhos submetidos para apresentação no SISU 2019 e classificados em apresentação oral, apresentação em painel, desclassificados ou selecionados para publicação na revista Mundi. A comissão poderá solicitar alterações ou correções.

A comissão publicará no dia 30 de setembro na página do PSU, a classificação dos resumos submetidos ao SISU2019 e as orientações para as apresentações nas categorias oral e painel.

Atenção: os melhores trabalhos serão selecionados para publicação na revista Mundi. As orientações para publicação na Revista Mundi serão enviadas por e-mail aos autores após a realização do evento.

Fonte:

Deixe seu comentário