Portal da Cidade Umuarama

Apoio

UEM propõe assessoria pedagógica remota aos municípios da região de Umuarama

A proposta vem ao encontro de oferecer uma alternativa de assistência às prefeituras região diante do contexto da pandemia de Covid-19

Publicado em 13/04/2020 às 04:09
Atualizado em

Trata-se de uma alternativa de capacitação a ser oferecida pela CAE, que abriu prazo para obter a adesão (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A Coordenadoria de Educação Básica (CAE) da Universidade Estadual de Maringá está cadastrando municípios interessados em receber, gratuitamente, pela Internet, assessoria pedagógica nas possíveis demandas surgidas relacionadas à alfabetização na língua portuguesa, alfabetização matemática e demais questões ligadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A proposta vem ao encontro de oferecer uma alternativa de assistência às prefeituras da região diante do contexto da pandemia da Covid 19, que dificulta qualquer trabalho presencial nesta época.

Segundo Alessandra Wihby, técnica em assuntos universitários, lotada na CAE, a organização do trabalho será estruturada a partir da manifestação de interesse dos municípios. Se tiver interesse, o município deverá procurar a Coordenadoria até o dia 18 de abril, ou pelo e-mail sec-cae@uem.br ou pelo Whats App 9 9125-8234.

A ideia é que seja fornecida a certificação de 20 horas aos participantes, de acordo com Alessandra, que ficará responsável pela capacitação sobre a alfabetização na língua portuguesa, ao passo que a professora Sandra Regina D’ Antonio Verrengia, coordenadora da CAE, será encarregada pela atividade de alfabetização na língua matemática.

Oito municípios aderiram à proposta de assessoria pedagógica até a manhã desta segunda-feira, conforme Alessandra. Criada em 1992, a CAE, ligada à Pró-Reitoria de Ensino da UEM, tem o objetivo de ser um centro de capacitação e aperfeiçoamento aos professores da Educação Básica.

São vários os programas atendidos pela Coordenadoria, entre eles o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), para a formação continuada dos professores da Educação Básica; o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM).

Fonte:

Deixe seu comentário