Portal da Cidade Umuarama

Ensino

Saiba como estão os estágios durante a suspensão das aulas presenciais na UEM

Estágios curriculares obrigatórios estão suspensos, mas os extracurriculares estão mantidos

Publicado em 15/05/2020 às 02:31

Os estágios não-obrigatórios (extracurriculares) podem ter continuidade neste período, observada a legislação federal, estadual e municipal relativa à matéria (Foto: UEM)

Com a suspensão das aulas presenciais por decreto governamental (nº 4.258/2020 e nº 4.230/2020) e portaria institucional (nº 122/2020-GRE/Gabinete da Reitoria) também foram suspensos os estágios curriculares obrigatórios.

Vale destacar ainda que a interrupção desta natureza de estágios se faz por determinação da deliberação nº 01/2020 do Conselho Estadual de Educação, ficando, como exceção, aqueles ligados à área da Saúde para o caso dos acadêmicos envolvidos no trabalho de prevenção e combate à covid-19, conforme portaria nº 091/2020- Seti (Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná).  

Os estágios não-obrigatórios (extracurriculares) podem ter continuidade neste período, observada a legislação federal, estadual e municipal relativa à matéria. Por isso, estudantes da Universidade Estadual de Maringá em estágios não-obrigatórios, remunerados, pagos pelas empresas particulares ou públicas, como a prefeitura municipal, continuam sendo atendidos pela instituição.

O setor responsável pela administração dos estágios da UEM é a Divisão de Estágios (ETG), no Bloco B-33, vinculada à Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), da Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

A ETG está fazendo o atendimento presencial uma vez por semana, com horário agendado, para recebimento de assinatura e cadastro do termo de compromisso. O agendamento é feito pelo próprio estudante pelo e-mail sec-etg@uem.br. 

Isso porque o termo de compromisso, que é o contrato, não permite assinatura digitalizada, a não ser que ela tenha a certificação digital. Outro documento integrante, que acompanha o termo, é o plano de estágio, com a descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo acadêmico. Estas atividades devem ser aprovadas pelo coordenador de estágio do curso e pelo orientador. 

Ou seja, o plano precisa de quatro assinaturas: a do estagiário, a do supervisor (profissional da empresa), a do coordenador, e a do orientador do estágio. Cada uma das duas últimas funções é ocupada por um professor ou, quando for o caso, o mesmo professor pode responder pelas duas. 

O coordenador e o orientador podem ter as assinaturas digitalizadas, conforme decisão tomada pela ETG para proteger o docente na eventualidade de ele pertencer ao grupo de risco para a covid-19. Basta o aluno enviar a eles o plano de estágio por e-mail e aguardar pela devolução com a assinatura digital. 

Em razão da situação de isolamento social, os estágios também têm sido realizados em home office ou teletrabalho, como define a Universidade. É só o estudante especificar, no plano, o interesse de desempenhar as atividades desta maneira. 

O valor do estágio não-obrigatório é acordado entre a empresa e o aluno. A empresa deve fornecer ao universitário o seguro de vida, com a cobertura de acidentes pessoais, além do auxílio transporte.

Na DCT

Outro esclarecimento: os estudantes com Bolsa Permanência, cuja operacionalização é controlada pela Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT), na Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), estão liberados das atividades no momento, conforme o estabelecido pelo oficio circular n° 005/2020-PRH. Por enquanto, também não estão sendo feitas novas inscrições de bolsistas interessados, tampouco novas contratações para oferta do benefício. 

A Bolsa Permanência é um programa no qual o aluno cumpre uma carga horária de quatro horas por dia nos diversos setores da UEM. Para fazer inscrição, o estudante deve comparecer na DCT, Bloco P-03, sala 011, subsolo do prédio da Biblioteca Central, e apresentar cópia do histórico escolar do ensino fundamental, do histórico escolar do ensino médio e a cópia de um comprovante de residência.  

A Bolsa Permanência é paga e gerenciada pela Universidade. O valor é de R$ 4,00 por hora trabalhada, com uma carga horária de 20 horas semanais. 

Já, os estágios vinculados à Central de Estágios do Estado do Paraná, controlado internamente na UEM pela DCT, também estão com as atividades dos estagiários suspensas. Novamente, a exceção fica por conta daqueles da área da saúde, conforme decreto n.4.323/2020, com a possibilidade de atuação por teletrabalho. 

O estágio supervisionado não-obrigatório, remunerado, envolve o aprendizado do aluno em diversos setores da UEM, cumprindo atividades na área do curso de graduação no qual está matriculado. As inscrições para quem busca este tipo de preparação são feitas diretamente no site www.centraldeestagio.pr.gov.br. 

Esta modalidade de bolsa tem o custeio do governo do Estado. O valor pago é de R$ 5,90 por hora trabalhada, com uma carga horária de 20 ou 30 horas semanais, dependendo da vaga. 

Aulas suspensas 

Cabe relembrar que as aulas presenciais nos cursos de graduação estão suspensas por decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) no dia 7 de maio, conforme resolução nº 004/2020 -CEP. Esta resolução, porém, autoriza a oferta de atividades extracurriculares não presenciais ou remotas para os alunos da graduação.  

A relação abrange cursos, palestras e eventos a serem oferecidos de maneira virtual, sem a obrigatoriedade de participação. Os cursos de extensão poderão ser aproveitados como conteúdos curriculares, desde que cumpra com os requisitos estabelecidos na resolução.  

Trata-se de uma medida em caráter excepcional, que vai beneficiar cerca de 13,7 mil estudantes da graduação. Quanto às atividades que não tenham correlação direta com programas de disciplinas curriculares, a carga horária cursada poderá ser validada pela coordenação do curso como Atividades Acadêmicas Complementares (AAC). 

Como a pandemia do novo Coronavírus se processa de maneira rápida, em 60 dias o CEP vai reavaliar a decisão de suspender o calendário letivo, ou seja, se haverá alguma normativa governamental prevendo o retorno das aulas presenciais. 

A suspensão em vigência não vale para as atividades de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) ou lato sensu (especialização), inclusive programas de Residência, cursos naturais da modalidade de educação a distância (EaD), atividades de pesquisa, de extensão e administrativas, além de outras que possam ser desenvolvidas remotamente. 

Ainda por decisão tomada pelo CEP no dia 7, alunos de mestrado e doutorado podem defender dissertações e teses por videoconferência, com todos os membros online, separados geograficamente. Os estudantes dos cursos a distância oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM seguem normalmente. 

As atividades administrativas da instituição estão suspensas e têm sido realizadas por teletrabalho, à exceção das consideradas essenciais, incluindo a Vigilância Patrimonial.  

A medida está prevista em portaria da Reitoria da UEM, publicada no dia 19 de março. Somente as ações nas quais os agentes universitários podem desenvolver em casa, a distância, é que estão mantidas. 

Resumo 

O quê: Estágios curriculares obrigatórios                                  

Situação: suspensos (à exceção daqueles ligados à Saúde, com os alunos atuando no trabalho da Covid-19)                         

Motivo: suspensão das aulas presenciais (Calendário Letivo)  

O quê: Estágios extracurriculares - não obrigatórios (em empresas)  

Setor: Divisão de Estágios (ETG), na Pró-Reitoria de Ensino - PEN 

Situação: ETG atende uma vez por semana em horário agendado 

Local: Bloco B-33 

Serviço: coleta de assinatura para cadastro e termo de compromisso (contrato) 

Contato: sec-etg@uem.br 

O quê: Estágios não obrigatórios com Bolsa Permanência

Setor: Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT), Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários - PRH 

Local: Bloco P-03, subsolo da BCE 

Situação: estágios estão liberados no momento 

O quê: Estágios não obrigatórios ligados à Central de Estágios do Paraná 

Setor: Diretoria de Assuntos Comunitários (Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários - PRH) 

Local: Bloco P-03 

Situação: estágios estão liberados no momento (à exceção daqueles ligados à Saúde, com os alunos atuando no trabalho da covid-19)                         

O quê: aulas presenciais (ensino de graduação) 

Situação: suspensas conforme decisão tomada no dia 7 de maio pelo CEP 

Motivo: isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus 

Até quando: não tem data definida (CEP volta a se reunir em 60 dias para reavaliar) 

O quê: aulas para pós-graduação 

Situação: as atividades estão mantidas de forma remota (online)

Fonte:

Deixe seu comentário