Portal da Cidade Umuarama

Ciência

Profissionais e alunos da UEM produzem protótipos de respiradores artificiais

Os aparelhos foram testados no Laboratório de Habilidades do Hospital Universitário Regional de Maringá

Publicado em 17/07/2020 às 03:10
Atualizado em

Os aparelhos foram testados no Laboratório de Habilidades do Hospital Universitário Regional de Maringá (Foto: UEM)

Profissionais e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Medicina e Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolveram dois protótipos de respiradores. Os aparelhos foram testados no Laboratório de Habilidades do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

“Os aparelhos desenvolvidos foram feitos sob um olhar interdisciplinar e multiprofissional, que aponta pra várias linhas de pesquisas, que envolveu também profissionais de enfermagem, fisioterapia, ciências biológicas e zootecnia”, explica Edson Arpini Miguel, professor da UEM e um dos responsáveis pelo projeto.

O primeiro produto trata-se de um modelo de oxigenador que funciona com modo de ventilação não invasiva, é um grande capacete de plástico, utilizado no mundo todo como forma de ventilação em pacientes que não tenham um nível de gravidade tão extremo.

Já o segundo, é um protótipo de ventilador mecânico, como várias modalidades de ventilação para ser utilizado em pacientes com insuficiência respiratória em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os aparelhos foram fabricados com um valor muito inferior ao de mercado. O modelo de oxigenador não invasivo foi produzido utilizando recursos e materiais internos. A média de custo no mercado é de R$ 700 uma peça que é utilizada apenas uma vez e descartada. O modelo desenvolvido pelos pesquisadores do HUM custou menos de R$ 150 sendo que, passando por adequada assepsia, pode ser reutilizável. Quanto ao ventilador mecânico de oscilação, os pesquisadores não souberam mensurar o valor total investido.

HUM oferece Pós-Graduação em Urgência e Emergência

O mestrado profissional multidisciplinar em Inovação, Tecnologia e Gestão em Urgência e Emergência é o único mestrado profissional com esse perfil no Brasil e, ao final do curso, os pós-graduandos devem desenvolver um produto que mude os paradigmas dentro dos serviços oferecidos nos hospitais.

Os aparelhos foram fabricados com um valor muito inferior ao de mercado

Fonte:

Deixe seu comentário