Portal da Cidade Umuarama

Ensino superior

Novo ranking aponta a UEM entre as melhores instituições internacionais

Pesquisa, que elegeu duas mil melhores em nível global, faz parte do ranking divulgado pelo CWUR

Publicado em 18/05/2023 às 09:28

Nos indicadores de qualidade da educação e da instituição foram calculados, respectivamente, pela quantidade de alunos e professores que receberam prêmios de destaque internacional (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

A publicação foi divulgada recentemente pelo Center for World University Rankings (CWUR), de 2022-2023, elaborada por intermédio da organização de pesquisa e consultoria dos Emirados Árabes Unidos. O World University Rankings é divulgado a cada ano para avaliar as instituições de ensino superior, a partir de dados sobre os seus desempenhos internacionais.

A classificação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atingiu desta vez a 1.283ª, no ranking geral, subindo três posições em relação à pesquisa anterior (2021), e é apontada em 34ª no ranking brasileiro. Comparativamente, entre as universidades estaduais, a UEM é a primeira colocada.

Segundo a organização, a pesquisa não coleta informações diretamente das instituições de ensino. A metodologia aplicada segue quatro critérios: qualidade da educação, empregabilidade dos alunos, qualidade da universidade e desempenho na pesquisa.

Nos indicadores de qualidade da educação e da instituição foram calculados, respectivamente, pela quantidade de alunos e professores que receberam prêmios de destaque internacional. Para a empregabilidade dos alunos, o levantamento estatístico se refere à quantidade de alunos e ex-alunos que atuam em funções de direção nas maiores empresas do mundo, de acordo com ranking da revista Forbes. E o critério de desempenho na pesquisa, avalia a quantidade de artigos científicos publicados por meio da instituição e citações por outros pesquisadores.

De acordo o chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), que também é professor do curso de graduação em Administração da UEM, Márcio Noveli, este resultado da classificação da UEM, no quesito geral e de qualidade de suas pesquisas científicas nestas pontuações é significativo para a instituição já que a metodologia exposta pelo CWUR considera um grande número de universidades do mundo todo.

A lista completa do ranking CWUR pode ser consultada no link

Fonte:

Deixe seu comentário