Portal da Cidade Umuarama

Horário de funcionamento das escolas e CMEIs é acordado em Umuarama

Publicado em 12/06/2017 às 06:53

Umuarama - O horário das unidades educacionais em Umuarama é definido pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com os pais de alunos e as diretoras de cada estabelecimento, conforme a realidade do ambiente em que as escolas e creches estão inseridas. “A carga horária é fixa e idêntica para todas as unidades, porém existe uma flexibilidade nos horários das escolas por conta da realidade local em cada bairro onde elas funcionam”, explicou a secretária de Educação, Maria Clory Zanferrari.

O horário de funcionamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas municipais que atendem a faixa etária de 4 meses a 5 anos vai das 8h às 17h. No período da tarde, das 17h às 18h15, existe o Programa de Atenção Dobrada, que atende as crianças que os pais ou responsáveis trabalham e necessitam dessa extensão de horário.

“Para a criança participar do Programa de Atenção Dobrada é necessário que o pai faça a inscrição na própria instituição em que a criança estuda, cabendo aos responsáveis apresentar documentos comprobatórios para análise e aprovação pelo órgão responsável”, orienta a secretária.

Nos distritos administrativos do município (Serra dos Dourados, Santa Eliza, Vila Nova União, Roberto Silveira e Lovat), o horário de funcionamento dos CMEIs é organizado para atender às particularidades da comunidade. “Nas reuniões com pais e professores, observamos sempre as necessidades de cada local, pois às vezes a realidade é um pouco diferente de um para o outro. A secretaria busca formas de agradar a maioria, para que as aulas e a permanência das crianças nas creches transcorram da melhor maneira”, reforçou a secretária.

Nas escolas municipais, continua Maria Clory, o horário de funcionamento no período da manhã é das 8h às 12h e no período da tarde, das 13h às 17h. “Em algumas unidades, por solicitação da comunidade escolar, as aulas vão das 13h15 às 17h15, mas tudo definido em comum acordo com as famílias e a direção dos estabelecimentos”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário