UAB
Graduação: cursos EAD da UEM têm início de aulas a partir desta segunda-feira
Apenas as ações remotas estão liberadas, segundo informa diretora do Núcleo de Educação a Distância
Publicado em
06/04/2020 às 04:21
Atualizado em
Nesta segunda-feira (06) terão início as aulas dos cursos da UEM (Universidade Estadual de Maringá) que integram o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e são ofertados na modalidade a distância.
Josimayre Novelli, diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM, explica que a decisão de manter a programação de aulas foi tomada a partir de várias considerações. Uma delas é que os cursos são custeados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os prestadores de serviço são terceirizados, com contratos firmados com tempo pré-determinado, sem possibilidade de suspenção dos serviços. ”Além disso há um prazo de realização dos cursos de graduação na parceria firmada entre UEM e UAB”, diz a diretora.
Apenas as ações remotas estão liberadas, segundo informa Josimayre Novell. “As atividades que, normalmente, seriam presenciais como as avaliações, por exemplo, ocorrerão virtualmente enquanto estiver em vigência o decreto governamental que suspendeu as atividades e aulas presenciais em razão da pandemia provocada pelo coronavírus”, reforça .
Neste período, coordenadores de curso e de polo, assim como os tutores presenciais e a distância atenderão os acadêmicos em sistema de trabalho remoto, a partir de seus lares, via instrumentos como smartphones, tabletes, notebooks e computadores pela Plataforma Moodle.
O atendimento no Nead também se dará de forma remota pela direção, coordenação UAB, coordenadores de curso e de polo, tutores presenciais e a distância, equipe multidisciplinar e pedagógica, setor de mídias, setor de tecnologia da informação e comunicação, além dos secretários dos cursos e demais prestadores de serviços.
Josimayre Novelli destaca que o Nead interrompeu as atividades presenciais seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e as decisões determinadas pelos decretos nº 4.230 e nº 4.258 DE 20202 do Governo do Paraná, pela Nota e Deliberação do Conselho Estadual de Educação do Paraná (nº 01/2020) e pela Portaria nº 122/2020 do Gabinete da Reitoria da UEM.
Contudo, as ações desempenhadas pelo Núcleo continuaram com algumas adaptações, segundo a professora. “Docentes têm gravado as videoaulas das disciplinas que ministrarão no primeiro semestre e elaborado guias didáticos, atividades on-line e avaliações. Tudo remotamente, a partir de suas casas”, diz.
“Do mesmo modo os coordenadores de curso e de polo, equipe pedagógica e multidisciplinar, prestadores de serviço, secretários dos cursos, tutores a distância e presenciais, bem como direção e coordenação UAB têm realizado as tarefas em sistema home office”, explica a diretora.
Os cursos
Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública são os cursos ofertados, atualmente, pela UEM pelo sistema UAB.
Fonte: ASC/UEM
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Programa transformador do Instituto Sicoob comemora engajamento de quase 20 mil pessoas
29/08/2026 às 07:23
Cadastro para vagas em CMEI's de Umuarama reabre em setembro para 2027
28/08/2026 às 10:56
Cerca de 60 crianças da Guarda Mirim participam de visita à Biblioteca Municipal
27/08/2026 às 14:49
IDEB de Umuarama avança e é celebrado em formação de gestores escolares
27/08/2026 às 09:02
Unipar prorroga prazo de rematrícula para cursos presenciais até 31 de agosto
26/08/2026 às 10:11
Senac Umuarama abre inscrições para workshop gratuito de gastronomia nesta sexta-feira
26/08/2026 às 09:07