Portal da Cidade Umuarama

Três Cores

Companhia de Teatro do Ceju de Umuarama inicia temporada com nova apresentação

História tocante já visitou unidades educacionais de tempo integral da rede municipal

Publicado em 09/07/2026 às 16:00
Atualizado em

Peça lembra que toda criança tem o direito de brincar, estudar, sonhar e viver plenamente sua infância (Foto: Divulgação)

A Companhia de Teatro amador do Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (CEJU), de Umuarama, está às voltas com um novo projeto. Quando as desigualdades sociais deixam de ser apenas números e ganham o rosto de uma criança, elas nos desafiam a agir.

Inspirada nessa realidade, a companhia apresenta “Três Cores”, uma história que convida o público a olhar para além dos sinais vermelhos, amarelo e verde no trânsito e lembrar que toda criança tem o direito de brincar, estudar, sonhar e viver plenamente sua infância.

“É nos semáforos, nas ruas e em tantos lugares que, muitas vezes, a infância é interrompida pelo trabalho precoce”, lembra o coordenador do Centro da Juventude, Jeferson Ferreira – o Jefinho.

A apresentação, elogiada pelo prefeito Fernando Scanavaca, já visitou as unidades educacionais de tempo integral da rede municipal de ensino (escolas Maria Augusta Amaral Picelli, Isabel Cristina Verhalen Corrêa, Tempo Integral e Evangélica) e também foi exibida durante um seminário sobre o enfrentamento ao trabalho infantil, realizado no anfiteatro da Prefeitura, na última semana.

Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o encontro buscou fortalecer a rede de proteção, ampliar o conhecimento sobre o tema e orientar os profissionais para a identificação e o encaminhamento de situações de violação de direitos. A peça teatral provocou emoções entre os participantes.

“Muitas pessoas cresceram acreditando que trabalhar desde cedo representa proteção ou uma forma de afastar crianças e adolescentes de situações de risco. Essa visão precisa ser superada, pois o trabalho infantil compromete o desenvolvimento físico, emocional, social e educacional dos menores”, alerta a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.

De acordo com a secretária, a apresentação teatral ajuda a fortalecer o conhecimento dos alunos, comunidade escolar e da população em geral, além dos profissionais que atuam diretamente nas áreas de risco, permitindo que identifiquem e denunciem possíveis casos de trabalho infantil, garantindo proteção integral para as crianças e adolescentes.

O prefeito destacou a importância de oferecer oportunidades de convivência, cultura e desenvolvimento saudável a esse público, citando como exemplo o Centro da Juventude (Ceju), onde crianças e adolescentes participam de atividades como teatro, dança e oficinas culturais, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando suas perspectivas de futuro.

"Temos mais de 34 mil crianças e jovens em Umuarama que precisam de atenção e formação para se desenvolverem bem, pois eles são o futuro da nossa cidade", disse Scanavaca.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp