Portal da Cidade Umuarama

Clima

Umuarama registra a temperatura mais baixa de 2021: 7,4°C

11,1°C tinha sido a menor temperatura registrada anteriormente pelo Simepar em Umuarama

Publicado em 24/05/2021 às 21:45
Atualizado em

O frio é consequência de uma massa de ar seco e polar que chegou ao território do Estado ainda no domingo (23) (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

Oficialmente, ainda faltam 28 dias para o inverno. No entanto, 31 municípios paranaenses registraram as suas temperaturas mais geladas do ano nesta segunda-feira de outono (24), segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Em Umuarama, o Simepar registrou a temperatura de 7,4°C (menor temperatura anterior: 11,1°C). O frio é consequência de uma massa de ar seco e polar que chegou ao território do Estado ainda no domingo (23) e, embora não tenha causado temperaturas negativas, se estendeu por diversas regiões.

“Essa massa tem origem na Antártida e é trazida ao Paraná por ventos que sopram da Argentina, se deslocando pela Cordilheira dos Andes até chegar ao Sul do País”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. “É uma massa intensa, com grande quantidade de ar frio e seco, que provocou quedas de temperatura bastante bruscas”.

Temperaturas mais geladas em outras cidades da região:

Assis Chateaubriand: 5,1°C (menor temperatura anterior: 7,5°C)

Cianorte: 6,9°C (menor temperatura anterior: 11,1°C)

Maringá: 8,3°C (menor temperatura anterior: 8,8°C)

Paranavaí: 7,6°C (menor temperatura anterior: 9,8°C)

Umuarama: 7,4°C (menor temperatura anterior: 11,1°C)

Fonte:

Deixe seu comentário