Portal da Cidade Umuarama

Meio Ambiente

Umuarama recolhe 1,6 tonelada de embalagens de agrotóxico por ano

Muitos produtores não sabiam o que fazer com os recipientes e às vezes até reaproveitavam para armazenar produtos

Publicado em 15/08/2018 às 22:46

Com 20 anos de existência, a entidade conta com três unidades de recebimento na região (Foto: Tiago Boeing)

A unidade central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita) antecipou a comemoração do Dia do Campo Limpo (18 de agosto) para esta terça-feira (14), em Umuarama. 

Com 20 anos de existência, a entidade conta com três unidades de recebimento (as outras estão em Maringá e Campo Mourão) e já recolheu mais de 50 milhões de unidades de embalagens, que totalizam 23 mil toneladas de material recebido, que teve a destinação adequada – a maior parte foi encaminhada para reciclagem.

Para marcar o Dia do Campo Limpo, o gerente operacional Waldir José Bacarim entregou um certificado de boas práticas com as embalagens de agrotóxico ao filho do agricultor Abílio Lopes Fernandes, Marcos Fernandes. 

“Uma homenagem para produtores que fazem muito bem a devolução dos recipientes, com a tríplice lavagem e outros cuidados que garante a reciclagem do material. Do contrário, as embalagens teriam de ser incineradas”, explicou o gerente.

O diretor de Agricultura do município, Elídio Pavan, elogiou o trabalho da Adita e dos parceiros, bem como a disposição dos agricultores em separar, lavar corretamente e destinar as embalagens vazias.

“Há alguns anos, muitos produtores não sabiam o que fazer com os recipientes e às vezes até reaproveitavam para armazenar produtos diversos – o que é um erro, além de um perigo para os animais, seus familiares e o meio ambiente”, disse.

Por ano, a Adita recebe cerca de 1.600 tonelada de embalagens de agrotóxicos. “O prefeito Celso Pozzobom é parceiro na preservação do meio ambiente, mantendo sempre essa preocupação nas ações desenvolvidas para o produtor rural. Contem com o nosso apoio”, finalizou o agrônomo Elídio Pavan.

Fonte:

Deixe seu comentário