Portal da Cidade Umuarama

Agricultura

Três bairros de Umuarama terão hortas urbanas; confira quais são na reportagem

O município firmou uma parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para a implantação do Projeto Horta Urbana

Publicado em 02/07/2022 às 11:20
Atualizado em

A produção será destinada ao consumo familiar e os excedentes poderão ser vendidos, para gerar renda (Foto: Ilustrativa)

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura de Umuarama firmou parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para a implantação do Projeto Horta Urbana em três bairros da cidade – Parque Jabuticabeiras, Conjunto Residencial Córrego Longe e Jardim São Cristóvão, onde o processo está mais adiantado.

Pelo contrato, a Empresa Júnior de Agronomia da UEM (CAJ) vai prestar serviço de assistência técnica e orientações aos moradores desses bairros que decidirem participar do projeto, tornando-se pequenos produtores de hortaliças.

“A Prefeitura disponibilizará cavaco de madeira, calcário e maquinário para o preparo do solo e também as mudas. Já a UEM vai orientar e acompanhar os produtores, que terão canteiros individuais. A produção será destinada ao consumo familiar e os excedentes poderão ser vendidos, para gerar renda”, explicou o secretário de Agricultura do município, Cleverson Alvarenga.

O diretor de Agricultura e Pecuária, Murilo Teixeira, acrescentou que a horta do São Cristóvão já foi implantada em parceria com a Copel (Companhia Paranaense de Energia), embaixo das linhas de transmissão que cortam o bairro. “Nas outras localidades já existe o projeto e em breve as hortas serão implantadas, agora que foi assegurada a assistência técnica dos alunos do curso de Agronomia da UEM”, informou.

O convênio, no valor de R$ 16 mil, prevê que cada aluno cumpra 20h de assistência técnica por mês, sob a supervisão de professores. “Essa orientação vai ser muito importante para as famílias que fazem parte da Horta Comunitária. A Prefeitura entra com a parte estrutural, os alunos e professores da UEM darão as orientações e a família vai apenas ter de cuidar da horta. Vamos monitorar os resultados deste projeto e futuramente devemos estendê-lo a outros bairros. Tenho certeza que será muito produtivo para todos os envolvidos”, apontou o prefeito Hermes Pimentel.

São Cristóvão

Neste bairro, uma área ociosa de mais de 21 mil m², pertencente à Copel, foi cedida para a implantação do Programa Cultivar Energia. O espaço, que fica embaixo das torres com linhas de alta-tensão, abriga uma horta comunitária que já conta com 21 famílias cadastradas. O programa da Copel tem até o momento oito hortas comunitárias implantadas no Estado – duas em Curitiba, três em Maringá, uma em Cascavel, uma em Ponta Grossa e uma em Marechal Cândido Rondon.

Umuarama é a nona a ser beneficiada. “Levamos às famílias a oportunidade de investir em uma tarefa que, ao mesmo tempo em que ajuda na saúde mental, pode gerar ganhos financeiros”, observa Roberto Ponce, gerente regional da Copel. O programa teve início em 2013. 

Fonte:

Deixe seu comentário