Portal da Cidade Umuarama

GRATUITO

Prefeitura realiza curso de inseminação artificial para produtores de leite

Este é o primeiro de uma série de cursos que o município pretende realizar voltados a grupos de produtores de leite

Publicado em 02/05/2019 às 02:32
Atualizado em

(Foto: Tiago Boeing / PMU)

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama iniciou nesta quinta-feira, 2, um curso de inseminação artificial para pequenos criadores de gado de leite. Com a capacitação, oferecida gratuitamente, eles serão qualificados para inseminar as vacas do seu rebanho com o sêmen de alto padrão distribuído pelo município, como incentivo ao aumento da produção leiteira.

Desta maneira, não precisarão mais pagar pelo serviço a terceiros, economizando dinheiro e realizando a inseminação no momento mais adequado para o animal, explica a veterinária Sharon Lüders Meza, da Secretaria Municipal de Agricultura. O curso tem duração de dois dias e é oferecido pela Prefeitura, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a empresa Genex, do ramo de inseminação. As atividades práticas e teóricas são realizadas na fazenda da UEM, conduzidas pelo veterinário Ricardo Mancilha, promotor técnico de leite.

“Além da orientação técnica, os participantes terão prática em peça anatômica (útero bovino) e realização inseminação em um animal de sua propriedade. Este é o primeiro de uma série de cursos que o município pretende realizar voltados a grupos de produtores de leite”, acrescentou o zootecnista da Prefeitura, Vinícius Oliveira Chimenez. “Teremos várias turmas de produtores que serão capacitados para utilizar e difundir a técnica”.

O curso é o primeiro oferecido aqui em Umuarama – antes era necessário se deslocar e passar vários dias em outras cidades. Com o conhecimento, a inseminação artificial deve se tornar uma prática comum também nas pequenas propriedades rurais. “Os produtores contam com assistência técnica do município, sêmen de alto padrão e agora qualificação para formar inseminadores. Esse é um apoio importante para o aumento da produção”, acrescentou Chimenez.

O prefeito Celso Pozzobom abriu o curso agradecendo o interesse dos produtores, que contam com o apoio da administração municipal e agora com mais atenção do município. “Tínhamos muitos gargalos no início da gestão, na área da saúde, infraestrutura e falta de maquinário para trabalhar. Por isso, tivemos de priorizar setores mais emergenciais. Agora estamos voltando mais atenções à agropecuária e apoiando melhor os produtores com assistência técnica, insumos, aquisição de novilhas, parcerias no cuidado com o solo e qualificação, como esta”, disse.

Além de estimular o aumento da produção, o município também se preocupa com a comercialização, através de parcerias com cooperativas da região e com a Apelu (Associação dos Produtores de Leite de Umuarama) para transformação, agregando mais valor ao produto primário. “Além disso, estamos realizando processo seletivo para contratar operadores de maquinário que temos disponível no pátio, como grades aradoras, arado subsolador, conjunto de fenação, pulverizador, plantadeira de grama e outros equipamentos, que hoje estão parados por falta de operadores”, apontou.

“Em breve tudo estará funcionando e à disposição dos produtores para motivá-los ainda mais a investir na produção, pois a agropecuária é uma das molas propulsoras da economia de Umuarama”, completou Pozzobom.

Fonte:

Deixe seu comentário