Portal da Cidade Umuarama

Será ampliado

Poesia na Escola encerra projeto-piloto com apresentação e premiação de alunos

Ideia deve ser estendida a diversas instituições de ensino no próximo ano

Publicado em 18/11/2019 às 02:33
Atualizado em

Ideia deve ser estendida a outras instituições de ensino no próximo ano (Foto: Divulgação)

O Projeto Poesia na Escola, uma parceria entre o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Umuarama e a Secretaria Municipal de Educação, concluiu o projeto-piloto desenvolvido na Escola Municipal Tempo Integral com um evento na tarde da última quinta-feira, 14, no Centro da Juventude. Os resultados foram muitos satisfatórios e, de acordo com a secretária da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, a ideia deve ser estendida a outras instituições no ano que vem. 

Os participantes, 20 alunos do 3º ao 5º ano, exercitam a leitura, compreensão e interpretação de poesias e desenvolvem a escrita poética, explorando o universo imaginário dos personagens.

“A primeira etapa consistiu em formar agentes literários para aplicar, de forma lúdica, o Dicionário de Poesia Infantil. Para isso foram selecionadas como ‘oficineiras’ alunas do curso de Pedagogia à Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que atenderam semanalmente aos alunos, entre os meses de agosto a novembro”, explicou a secretária.

O projeto se desenvolveu por meio de oficinas de leitura e criação de poesia – com o Dicionário de Poesia Infantil –, oficinas de dança, música, artes plásticas e teatro, no intuito de reforçar os elementos e personagens contidos no material didático com várias atividades lúdicas.

A última ação é o Concurso Literário de Pequenos Leitores & Grandes Escritores, em que cada aluno seleciona uma poesia de sua autoria para ser publicada no blog do projeto, além de receber menção honrosa e o livro infantil “Super Homem Dragão”, do escritor mirim de Umuarama, Gabriel Martins Vignoto.

“Com o projeto, nossos alunos exercitaram a leitura, compreensão e interpretação por intermédio das poesias; promoveram a escrita com as atividades contidas no dicionário, para reconhecimento dos tipos de poesias; e desenvolveram oficinas que exploraram o universo imaginário dos personagens. Nossos alunos foram estimulados a exercitar a escrita poética”, explicou a coordenadora educacional Elisângela Reis, da Secretaria Municipal de Educação.

Acompanharam a apresentação a coordenadora do projeto pela secretaria, Patrícia Abucarma, a diretora da Escola Tempo Integral, Fabrícia Souza Melo Ricas, a coordenadora do Polo da UAB, Simone Martins, a secretária Mauriza Lima e a equipe da Secretaria Municipal de Educação.


Fonte:

Deixe seu comentário