Portal da Cidade Umuarama

Irregulares

Moradores estão incomodados com som de escapamentos de motocicletas

Geralmente o uso do escapamento alterado é proposital em motocicletas para simplesmente chamar a atenção

Publicado em 17/02/2019 às 21:18
Atualizado em

Um dos escapamentos muito comum é o famoso turbal (Foto: Ilustrativa)

Em Umuarama uma das infrações de trânsito comuns é o uso do escapamento alterado propositalmente em motocicletas. Ela também é um dos grandes motivos de incômodo entre os moradores.

O ato é considerado infração grave com multa de R$ 195,23, cinco pontos na carteira mais o recolhimento do veículo ou documento veicular com prazo para regularização e apresentação.

Acostumado com a vida pacata da zona rural, o agricultor Antônio Martins, de 54 anos, se espanta com o barulho das motocicletas mesmo durante o dia na área central de Umuarama.

“Rapaz, nem na roça a gente ouve barulho assim vindo dos equipamentos agrícolas, é um som alto que com certeza deve incomodar quem mora aqui [área central]”, comentou. 

Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em vigor desde 1999, estipula limite máximo de ruído de 99 decibéis para motocicletas. 

Um mecânico que não quis se identificar disse ao Portal da Cidade Umuarama que geralmente os motociclistas furam, danificam ou tiram o abafador do escapamento. “Muitos colocam outro tipo de escapamento que não é indicado pelo fabricante, um deles muito comum é o famoso turbal. E colocam meramente para chamar a atenção”, comentou.

A queixa é maior entre os moradores do centro, já que é durante a noite e, principalmente madrugada, que as motos com escapamentos alterados fazem mais barulho. 

“São nessas horas que os condutores, talvez mais exaltados com o álcool ou apenas querendo atenção, algo comum da juventude, incomodam mais”, relatou Jonas Santos, de 33 anos, que mora próximo à avenida Maringá, local conhecido pela agitada vida noturna.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal já realiza fiscalização de trânsito para impedir a circulação de motocicletas com escapamento adulterado. A fiscalização ocorre já durante os patrulhamentos de rotina, quando em caso de constatação de irregularidade o condutor é abordado.

Fonte:

Deixe seu comentário