Portal da Cidade Umuarama

Meio Ambiente

Incêndio queima extensa área de vegetação no Bosque do Índio em Umuarama

Sem a possibilidade de acesso de veículos ao interior da mata o combate foi manual, com mangueiras, abafadores e bombas

Publicado em 23/09/2021 às 18:24
Atualizado em

Os primeiros focos de incêndio foram percebidos por volta das 14h de quarta (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

O Bosque dos Xetá – o maior parque urbano de Umuarama, também conhecido com Bosque do Índio – foi atingido por um incêndio na tarde de quarta-feira, 22, e até a tarde desta quinta ainda haviam pequenos focos espalhados pela mata. O clima seco – sem chuva há semanas – e o vento fizeram com que as chamas se espalhassem rapidamente, atingindo a vegetação rasteira e as folhas secas. O parque foi cercado com gradil galvanizado durante a revitalização, realizada recentemente pelo município, porém a presença de pessoas não autorizadas continua sendo notada no interior do parque e a suspeita é que o fogo seja criminoso.

Os primeiros focos de incêndio foram percebidos por volta das 14h de quarta, na parte central. “Qualquer que seja a origem, o importante para nós é cessar o fogo existente no local. Com a longa estiagem, uma bituca de cigarro pode iniciar uma chama, que se espalha rapidamente pela vegetação”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, João Paulo dos Santos.

João Paulo e a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Rafaela Moreira, acompanharam o combate ao fogo, que foi feito inicialmente com bombas costais e abafadores. “Até chegamos a controlar o incêndio no final da tarde, com o apoio do Corpo de Bombeiros, mas à noite surgiram novos focos e a situação piorou na manhã desta quinta”, disse a diretora.

Sem a possibilidade de acesso de veículos ao interior da mata o combate foi manual, com mangueiras, abafadores e bombas, empregando caminhões-pipa da Prefeitura e viaturas do Corpo de Bombeiros. “Atuamos com oito funcionários do município, mais os vigias do bosque e a equipe de bombeiros. O trabalho vai continuar nos próximos dias para debelar os focos de incêndio e fazer o rescaldo. A área ainda terá de ser monitorada por um tempo, porque caso não chova podem surgir novos focos a qualquer momento”, completou João Paulo.

A diretora de Meio Ambiente orienta a população a redobrar os cuidados para evitar incêndios em matas e terrenos baldios na área urbana. “O clima está muito seco e quente. Desta forma deve-se tomar cuidado com o descarte, principalmente de materiais passíveis de incêndios, como bitucas de cigarros, para evitar o início de novos focos de incêndio no município. Enquanto não chove, temos que redobrar os cuidados e a atenção”, recomendou Rafaela Moreira.


Fonte:

Deixe seu comentário