Portal da Cidade Umuarama

Reflorestamento

IAT Umuarama distribui mudas nativas para recuperação de áreas rurais

Com foco em produtores rurais, Instituto oferece espécies como peroba-rosa e ipês; solicitações de até 100 unidades podem ser feitas via aplicativo

Publicado em 26/01/2026 às 16:27
Atualizado em

Quer plantar? Veja como conseguir mudas de árvores nativas no IAT Umuarama (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Gabriel Rocha)

O Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama possui um programa para a doação de mudas de árvores nativas, com um olhar especial para a recuperação ambiental de propriedades rurais. Ao todo, o viveiro disponibiliza 31 espécies diferentes, incluindo árvores emblemáticas e protegidas, como a peroba-rosa, o cedro, o loiro-pardo e os tradicionais ipês roxo e branco.

A iniciativa faz parte de um esforço contínuo do Governo do Estado que, desde 2019, já distribuiu mais de 10 milhões de mudas em todo o Paraná. Em Umuarama, o viveiro desempenha um papel importante na preservação da biodiversidade e na melhoria do microclima regional, incentivando o plantio tanto em áreas de preservação quanto na arborização controlada.



Como solicitar?

O processo foi modernizado pela Portaria IAT nº 291/2025, permitindo que o cidadão escolha a forma mais prática de realizar o pedido:

Até 100 mudas: a solicitação pode ser feita pelo aplicativo Paraná Mais Verde (Android). A aprovação é automática, facilitando a retirada para pequenos plantios.

Pedidos maiores: para grandes projetos de recuperação técnica, o pedido deve ser registrado pelo SGA (Sistema de Gestão Ambiental) no site oficial do IAT.

Atendimento presencial: quem preferir orientação técnica pode ir ao Escritório Regional de Umuarama, localizado na avenida Presidente Castelo Branco, 5200 (Zona VI). O telefone do escritório regional é (44) 3623-2300.



Fonte:

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp