Risco à saúde
Estudo aponta que água fornecida em Umuarama tem produtos químicos e radioativos
Foram detectadas substâncias acima do limite de segurança entre 2018 a 2020; a Sanepar alega que sempre atendeu à Portaria do Ministério da Saúde
Publicado em
08/03/2022 às 10:14
Atualizado em
A condição da água fornecida em Umuarama pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entre o período de 2018 a 2020 foi assunto em uma reportagem do Repórter Brasil, que traz de forma detalhada a lista das cidades brasileiras que forneciam água imprópria para consumo, com produtos químicos e radioativos. Umuarama aparece na lista com outros 762 municípios.
De acordo com o estudo, foi detectada na água de Umuarama a substância Arsênio, capaz de gerar doenças crônicas, como o câncer. Além disso, os testes também detectaram outras duas substâncias: Trihalometanos Total e Bário.
Todas as substâncias químicas e radioativas descritas acima oferecem risco à saúde se estiverem acima da concentração máxima permitida pelo Ministério da Saúde.
As informações detalhadas sobre os efeitos das substâncias encontradas na água em Umuarama podem ser consultadas no Mapa da Água. Os dados divulgados são resultados de testes realizados por empresas e órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde. Os testes foram feitos após o tratamento e a maioria dessas substâncias não pode ser removida por filtros ou fervendo a água.
A reportagem do Portal da Cidade Umuarama entrou em contato com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a empresa informou que sempre atendeu à Portaria do Ministério da Saúde. “A Sanepar atende rigorosamente os requisitos estabelecidos no Anexo XX da Portaria de Consolidação nº5/17 MS alterada pela Portaria 888/21 GM/MS e Portaria 2.472/21 GM/MS que estabelece limites de parâmetros que podem causar riscos à saúde e a frequência de amostragem para o monitoramento da qualidade da água desde a captação até o ponto de consumo da população”, diz.
Além disso, a Sanepar alegou que realiza 7,5 milhões de análises por ano, para verificar a conformidade de 109 parâmetros que estabelecem o padrão de qualidade de água segundo o Ministério da Saúde.
“Todos os resultados das análises laboratoriais de qualidade da água da Sanepar são monitorados por uma rede de saúde pública formada pela Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. A Sanepar envia relatório dos resultados às Vigilâncias Sanitárias municipais, que recebem essas análises em primeira mão e alimentam o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde. Além desse sistema, as mesmas informações ficam disponíveis para a população no site da Sanepar no campo ‘Qualidade da Água’, conforme exigência do decreto federal 5440”, argumenta.
A Sanepar diz que não há registro de qualquer notificação ou intervenção de nenhum órgão de vigilância na área da saúde, nem nas esferas municipais, na estadual e na federal, que acuse qualquer omissão ou irregularidade da Sanepar na qualidade da água fornecida pela Companhia.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Expoente da fé em Umuarama, Dom João Mamede reflete sobre o seu legado na comunidade
25/07/2026 às 16:40
Frota de Umuarama cresce exponencialmente e é tema de destaque na revisão do Plano Diretor
25/07/2026 às 15:00
Profissionais participam de palestra no Paço da Amizade sobre manipulação de carnes
25/07/2026 às 11:21
Prefeitura de Umuarama realiza treinamento de brigadistas para seus vigilantes
25/07/2026 às 09:27
Motociclista fica ferido em colisão com automóvel na Zona I, em Umuarama
25/07/2026 às 08:25
Agenda do Portal da Cidade Umuarama traz comédia, arraiá e pagode para o fim de semana
24/07/2026 às 17:32