Portal da Cidade Umuarama

Meio Ambiente

Construídas cercas em unidade de conservação entre o D. Pedro I e II

A colocação da cerca encerra serviço de limpeza, porém o cuidado vai depender da ajuda da comunidade

Publicado em 17/08/2018 às 00:03
Atualizado em

Em outras três ocasiões a cerca foi destruída (Foto: Tiago Boeing)

Pela quarta vez nos últimos anos, a Prefeitura de Umuarama construiu uma cerca de arame liso em volta do Parque Municipal São Francisco, uma unidade de conservação ambiental cravada entre os parques D. Pedro I e II. O trabalho foi realizado após a limpeza das margens da mata, que recolheu cerca de 80 viagens de lixo, realizada com caminhões e maquinário do município, na última semana. A colocação da cerca encerra o serviço, porém o cuidado vai depender da ajuda da comunidade.

O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Matheus Michelan Batista, pede que os moradores ajudem o município a fiscalizar. “Nossa equipe construiu cerca de 1.300 metros de cercas de arame com palanques de eucalipto tratado para proteger a mata, e isso pela segunda vez em menos de dois anos. Mais uma vez, cumprimos termo de ajuste de conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Meio Ambiente, mas pedimos o apoio dos moradores para denunciar depredações, pois a cerca é importante para proteger a mata”, afirmou o diretor.

Em outras três ocasiões a cerca foi destruída. “Parte da população parece acreditar que a mata é um local para depósito de lixo. Nossas equipes encontraram de tudo ali, em grande volume. É oneroso para o município manter a limpeza se a própria população não colabora. Somos obrigados a gastar ali recursos que poderiam ser utilizados em outros serviços importantes para a comunidade”, lamentou o prefeito Celso Pozzobom.

A despesa para os cofres públicos é considerável, pois todo o material recolhido precisou ser transportado até o aterro sanitário, percorrendo grande distância. “Da mesma forma, gastamos com a compra de arame e dos palanques de madeira para recuperar a cerca. Se ela não for cuidada pela população, será dinheiro jogado fora”, reforçou o prefeito. Pozzobom lembra que há poucos meses a Rua Profeta Elizeu – que margeia a mata – recebeu iluminação pública, o que pode ajudar a manter a limpeza e conservação da cerca, caso os moradores auxiliem o município na fiscalização.

Fonte:

Deixe seu comentário