Portal da Cidade Umuarama

Em Umuarama

Aterro Sanitário ganha nova célula para recebimento de resíduos orgânicos

Cerimônia que marca o início das operações será na manhã desta sexta-feira, a partir das 10h30

Publicado em 09/05/2024 às 08:30

A cerimônia que marca o início das operações da nova Célula de Recebimento de Resíduos Orgânicos do Aterro Sanitário Municipal acontece nesta sexta (10) (Foto: Assessoria)

O prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, realizam nesta sexta-feira (10), a partir das 10h30, cerimônia que marca o início das operações da nova Célula de Recebimento de Resíduos Orgânicos do Aterro Sanitário Municipal. O local tem área total de 21.630,07 m² e recebeu investimentos de R$ 1.999.951 em recursos próprios.

Pozzobom comenta que a unidade está projeta para ter duração de 10 anos e para a instalação da obra foram necessárias uma série de mudanças no interior do Aterro, como a mudança de local da usina de britagem e triagem de resíduos da construção civil. “As etapas principais foram escavação, impermeabilização com geomembrana, instalação de drenos de chorume e de gás metano, drenagem de águas pluviais e finalmente o plantio de grama. A previsão era para termos inaugurado em fevereiro, mas devido a questões climáticas vamos lançar agora”, contou.

Waltinho Sucupira acrescentou que a administração municipal atuou conforme as recomendações dos órgãos ambientais, com planejamento e os cuidados necessários. “O trabalho de ampliar a capacidade de armazenamento de resíduos para atender às necessidades da população é algo que deve ser pensado constantemente. A área do aterro vem diminuindo a cada ano, com a ampliação e ocupação das células, por isso temos de administrar o espaço com bastante critério e planejamento, adotando todas as medidas para aproveitar ao máximo cada metro quadrado deste importante espaço”, explicou.

Também devem participar do evento o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Paulo Roberto Robles Estebon, o diretor regional do IAT (Instituto Água e Terra), Luiz Carlos Cardoso, o comandante do Batalhão Força Verde da Polícia Militar 1° Tenente Guilherme Britto Schnaider, o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Luiz Antoniassi, o presidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico, João Carlos Assagra, secretários e diretores municipais, além de representantes da imprensa.

Fonte:

Deixe seu comentário