Portal da Cidade Umuarama

Diagnóstico

Dia de Campo promovido pela Faep em Umuarama demonstra técnicas voltadas ao solo arenoso

Programação faz parte de série de eventos com foco no manejo e conservação do solo

Publicado em 04/09/2026 às 10:53
Atualizado em

Participantes conheceram os desafios e processos de recuperação de pastagens por meio da Integração Lavoura-Pecuária (Foto: Divulgação)

Produtores rurais, estudantes e técnicos de campo da região de Umuarama conheceram, nesta quarta-feira (2), técnicas de manejo voltadas ao solo arenoso, predominante na região Noroeste do Paraná.

As atividades fizeram parte do Dia de Campo promovido pelo Sistema Faep, que reuniu 80 participantes na Fazenda Flamboyant. A programação envolveu palestras sobre Integração Lavoura-Pecuária (ILP), consórcio de plantas, avaliação visual da qualidade do solo, além de terraceamento e plantio em curva de nível.

Na apresentação sobre diagnóstico visual do solo, João Ricardo Ramella, engenheiro agrônomo e professor do Centro Universitário Univel, demonstrou como esse trabalho pode ser realizado diretamente no talhão, com observação de campo e uma pá reta. Um dos métodos envolve o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), que consiste na escavação de um bloco de solo e avaliação física do material, sem custos laboratoriais.

“Existem sinais de alerta que o produtor precisa aprender a identificar sozinho. Cada sinal indica um problema diferente de compactação ou de manejo, e existe uma correção para cada caso”, explica o docente.

“No caso do solo arenoso, esse cuidado se torna ainda mais relevante, pois esse tipo de solo apresenta baixo teor de matéria orgânica e baixa capacidade de retenção de nutrientes, condições que fazem qualquer problema estrutural se agravar rapidamente e tornam a recuperação mais difícil”, afirma.

Os participantes do Dia de Campo também puderam conhecer os desafios e processos de recuperação de pastagens por meio da Integração Lavoura-Pecuária. Elir de Oliveira, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), demonstrou a viabilidade de plantações de soja em solo do Arenito Caiuá. “Existe potencial produtivo em pastagens no Arenito, quando você maneja e aduba nesse processo de Integração Lavoura-Pecuária”, diz Oliveira.

Para Regina Alvarez Brey, coordenadora regional da Comissão de Mulheres da Faep (CEMF), os palestrantes tiveram uma abordagem técnica e, ao mesmo tempo, transmitiram as informações de maneira simples e compreensível.

“Como eles focaram no solo que temos na nossa região, do Arenito Caiuá, foi uma aprendizagem valiosa. Quem trabalha nessa área só teve a ganhar com o evento”, afirma.

“Foi interessante saber mais sobre a necessidade de cuidar da saúde do solo, mesmo para pasto”, relata Mário Aluízio Zafanelli, vice-presidente do Sindicato Rural de Umuarama.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp