Seminário
Profissionais de saúde da região de Umuarama terão treinamento focado em parto seguro
Promovido pela SESA, evento gratuito abordará mortalidade materna, pré-natal odontológico e gerenciamento de riscos hospitalares
Publicado em 19/06/2026 às 16:09
Com o objetivo de fortalecer as práticas de assistência e reduzir riscos na rede pública de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em parceria com a Escola de Gestão do Paraná (EGP), realiza no próximo dia 24 de junho o seminário "Segurança do Paciente na Linha Materno Infantil". O encontro acontecerá no Auditório Prof. Luiz Carlos Rodrigues, na UniALFA Faculdade, em Umuarama, com atividades programadas das 8h às 17h.
Voltada exclusivamente para profissionais e gestores da saúde, a capacitação adotará o formato híbrido (com interações presenciais e transmissão online) e disponibilizará 300 vagas no total. A iniciativa faz parte do programa de modernização do serviço público do Estado do Paraná, focado em alinhar o atendimento direto ao cidadão às diretrizes estratégicas de segurança assistencial e humanização.
Conteúdo programático e eixos temáticos
O conteúdo do seminário foi estruturado para abordar temas críticos que impactam diretamente a melhoria dos indicadores de saúde do estado. Ao longo das 8 horas de atividades teóricas e análises de casos clínicos práticos, serão discutidos os seguintes eixos:
- Gerenciamento de riscos hospitalares e ambulatoriais;
- Análise detalhada do impacto dos dados de mortalidade materna e infantil;
- Protocolos internacionais de parto seguro e monitoramento pelo sistema near miss;
- Atendimento odontológico seguro durante o período pré-natal;
- Prevenção e notificação de eventos adversos em campanhas de imunização;
- O impacto e os desafios da judicialização da saúde nas instituições públicas.
Corpo docente confirmado
Para conduzir os debates e painéis, o evento reunirá uma equipe multidisciplinar composta por especialistas renomados de diferentes áreas da saúde pública: Ana Lídia Lagner, Áurea Mia Shumamura Tanaka, Dr. Marcos Takimura, Muriel Regina Vrecchi, Gláucia Osis Gonçalves, Dra. Karina Straito Vieira Menegassi, Sueli Schneider Lemhckulh, Luciane Friedrich Tomitão e Dr. Caio di Rienzo.
Como realizar a inscrição
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente por meio do portal oficial de capacitações do Estado. Os interessados em garantir uma vaga (seja para a modalidade presencial ou para o acompanhamento remoto) devem acessar o link de cadastro do sistema da Escola de Gestão.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Empresas mencionadas nesta notícia
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Secretaria de Saúde implantará estratificação da saúde do idoso em Umuarama
25/06/2026 às 15:57
Livro de receitas incentiva alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos
23/06/2026 às 14:36
Dia da Saúde mobiliza população e amplia atendimentos preventivos em Umuarama
22/06/2026 às 15:12
TCE-PR determina que Umuarama realize concurso público para médicos em até seis meses
22/06/2026 às 11:51
Com onda de frio pela frente, importância da vacinação contra a gripe é reforçada
20/06/2026 às 14:46
Feira da Saúde acontece em Umuarama com serviços gratuitos à população
19/06/2026 às 10:59