Prevenção
Com onda de frio pela frente, importância da vacinação contra a gripe é reforçada
Também é recomendado usar roupas adequadas, manter boa alimentação e hidratação, priorizar bebidas quentes e refeições como sopas e caldos
Publicado em 20/06/2026 às 14:46
A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) alerta a população para a chegada de uma onda de frio que provocará queda acentuada das temperaturas em todo o Estado nos próximos dias. De acordo com as previsões meteorológicas, as mínimas poderão ficar abaixo dos 10°C em grande parte das regiões paranaenses, enquanto as máximas permanecerão reduzidas por vários dias consecutivos, caracterizando um episódio de frio rigoroso, aumentando o desconforto térmico.
“O frio intenso aumenta o risco de complicações respiratórias e cardiovasculares. Por isso, reforçamos o chamado para que a população mantenha a vacinação em dia e adote medidas preventivas. Ao mesmo tempo, seguimos monitorando o cenário climático e fortalecendo a capacidade de resposta do sistema de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
A Sesa reforça a importância da vacinação contra a influenza e a Covid-19, além da adoção de medidas preventivas para reduzir o risco de agravamento de doenças típicas do inverno, como pneumonias, bronquites, crises asmáticas e outras infecções respiratórias.
A imunização é especialmente recomendada para os grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes, que apresentam maior risco de desenvolver complicações decorrentes da doença.
Confira as principais orientações:
- Manter a vacinação contra influenza e Covid-19 atualizada, principalmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades;
- Utilizar roupas adequadas para proteger o corpo do frio, incluindo casacos, gorros, cachecóis e cobertores durante o período de descanso;
- Manter boa hidratação e alimentação equilibrada, mesmo com a redução da sensação de sede;
- Priorizar bebidas quentes e refeições como sopas e caldos para auxiliar na manutenção da temperatura corporal;
- Evitar o consumo excessivo de álcool, que pode aumentar o risco de hipotermia;
- Manter o acompanhamento regular de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias;
- Higienizar frequentemente as mãos e adotar etiqueta respiratória para reduzir a transmissão de vírus;
- Procurar atendimento médico diante de sintomas como dificuldade para respirar, confusão mental, dor no peito, febre persistente ou sinais de hipotermia, como tremores intensos, sonolência excessiva e fala arrastada.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Secretaria de Saúde implantará estratificação da saúde do idoso em Umuarama
25/06/2026 às 15:57
Livro de receitas incentiva alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos
23/06/2026 às 14:36
Dia da Saúde mobiliza população e amplia atendimentos preventivos em Umuarama
22/06/2026 às 15:12
TCE-PR determina que Umuarama realize concurso público para médicos em até seis meses
22/06/2026 às 11:51
Profissionais de saúde da região de Umuarama terão treinamento focado em parto seguro
19/06/2026 às 16:09
Feira da Saúde acontece em Umuarama com serviços gratuitos à população
19/06/2026 às 10:59