Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Umuarama / PR

Você está aqui: Home / Notícias / Patrulha Maria da Penha será implantada pela Guarda Municipal de Umuarama
Atualizado


Patrulha Maria da Penha será implantada pela Guarda Municipal de Umuarama

Ana Novais, vereadora autora da lei, espera mais proteção para as mulheres vítimas de violência (Foto: Divulgação)

Umuarama – O prefeito Celso Pozzobom sancionou na última quarta-feira (14), o Projeto de Lei Ordinária 2/2017, de autoria da vereadora Ana Novais, que trata da criação da Patrulha Maria da Penha com o propósito de atender as mulheres vítimas de violência, sendo o mesmo regido ainda pelo que determina a Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006.

A ideia é assegurar rondas policiais periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência aplicadas pelo juiz após a denúncia de agressão sofrida pela vítima.

A vereadora argumenta que o patrulhamento visa garantir a efetividade da Lei Maria da Penha, integrando ações e compromissos pactuados no Termo de Adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, estabelecendo relação direta com a comunidade e assegurando o acompanhamento e atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Uma vez sancionado o projeto, ele se torna Lei, garantindo assim a sua execução. Neste sentido, a Lei prevê que a instrumentalização da Guarda Civil Municipal, no campo de atuação da Lei Maria da Penha. As secretarias de municipais de Defesa Social e Assistência Social, em consonância com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Umuarama, poderão, mediante articulação com órgão público do Estado e Poder Judiciário, definir atos complementares que garantam a execução das ações da Patrulha Maria da Penha.

A vereadora comemora a sanção da Lei. Ela destaca que a iniciativa vem a se somar a outras ações direcionadas ao resguardo da mulher e seus direitos, como a Delegacia da Mulher e o Conselho Municipal do Direito da Mulher, que tanto vêm colaborando neste sentido. “No entanto, tudo o que possa vir a colaborar com este processo, é de grande valia. Tenho certeza que este projeto vem a somar e a beneficiar milhares de mulheres de nosso município”, pontua a vereadora Ana Novais. 



Fonte: Assessoria

Deixe seu comentário

Você está em Umuarama / PR
Umuarama
Unidade Umuarama, PR


Portal da Cidade Umuarama LTDA - 23.324.583/0001-01
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®